PAULO FREIRE AND THE EDUCATION FOR PEACE: POSSIBLE REFLECTIONS

REFLEXÕES POSSÍVEIS

Authors

  • Tereza Cristina Lopes Duarte Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, Vitória, ES/Brasil
  • Nei Alberto Salles Filho Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG, ponta Grossa, PR/Brasil https://orcid.org/0000-0003-4231-2988
  • Vitor Gomes Universidade Federal do Espírito Santo- UFES, Vitória, ES/Brasil https://orcid.org/0000-0003-3388-1054

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v58i58.1328

Keywords:

Education for Peace, Culture of Peace, Paulo Freire

Abstract

The paper presents two Freirean conceptions in their sense of promoting an Education for Peace. It presents historical and conceptual contexts on the Education for Peace theme and the theorist's contributions to its construction. It indicates two Freirean conceptions as contributions in this sense: education for freedom and the role of listening as expressed by the theorist. Finally, it states the need to become aware of the mental model that favors the construction of a culture of violence, the coercive means of the system that control the subjectivity of others to colonize them and the processes of naturalizing violence to deconstruct it.

Author Biographies

Tereza Cristina Lopes Duarte, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, Vitória, ES/Brasil

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES, 2022); Aperfeiçoamento em Inclusão e Educação Especial (IFES, 2019); Especialização em Psicologia Clínica - Gestalt-Terapia (MULTIVIX, 2010) e Graduação em Psicologia (FAESA, 2009). Atualmente é aluna especial da disciplina "Tópicos Especiais: Direitos Humanos, Cultura de Paz e Epistemologias do Sul", do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas de Doutorado da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Participa dos grupos de estudos e pesquisas da UFES: Medicalização da Educação (NEPEME), Diálogos com a fenomenologia na educação (GPEFE) e do Grupo de Estudos e Pesquisas - Paulo Freire (GEPPF). Instrutora e Facilitadora de Círculos de Construção da Paz, desenvolve sensibilizações sobre o tema Comunicação Não Violenta (CNV). Integra a Rede de Agentes da Paz do ES e é membro do Programa Reconstruir o Viver do Tribunal de Justiça do ES. Servidora estatutária na Secretaria Municipal de Educação de Cariacica (SEME, ES, Brasil); coordenação do Núcleo de Práticas Circulares da Paz, na SEME (ago-2019 a jan-2021). Atuação (2012 a 2018) como psicoterapeuta holística de Práticas Integrativas de Saúde (PIC´s). Realização de atendimento psicológico clínico (2009 a 2013) e trabalho voluntário no Projeto de Humanização Hospitalar Especialistas do Riso (2007 a 2010).

Nei Alberto Salles Filho, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG, ponta Grossa, PR/Brasil

Doutor em Educação. Docente da Universidade Estadual de Ponta Grossa/Paraná (UEPG). Coordenador do Núcleo de Estudos e Formação de Professores em Educação para a Paz e Convivências NEP/UEPG.

Vitor Gomes, Universidade Federal do Espírito Santo- UFES, Vitória, ES/Brasil

Fenomenólogo. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professor do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação (UFES) e do Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais, Centro de Educação-UFES. Coordenador do Grupo de Estudos em Fenomenologia na Educação (Gpefe-UFES).

 

References

ARAÚJO FREIRE, Ana Maria. Educação para a paz segundo Paulo Freire. Educação [in linea], Porto Alegre, v. 21, n. 2, p. 387-393, maio/ago. 2006. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=84805907. Acesso em 11 jan. 2023.

BICHUETTI, Jorge. Crisevida: outras lembranças. Belo Horizonte: Biblioteca do Instituto Felix Guatttari, 2000.

BRASIL. Lei nº 13.663, de 14 de maio de 2018. Altera o art. 12 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, para incluir a promoção de medidas de conscientização, de prevenção e de combate a todos os tipos de violência e a promoção da cultura de paz entre as incumbências dos estabelecimentos de ensino. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/l13663.htm. Acesso em 11 jan. 2023.

CARDOSO, Marcio Adriano; SILVA, Karine Quadros da. Paulo Freire: um referencial para a cultura de paz. Revista Prâksis, v. 2, p. 9-14, 2013.

CIAMPONE, Maria Helena Trench; KURCGANT, Paulina. Conflito: O que é e como entendê-lo. 2016. p. 42

DUARTE, Tereza Cristina Lopes. Um estudo fenomenológico descritivo sobre um círculo da paz com professores de uma rede pública. Dissertação. (Mestrado Educação) - Programa de Pós-graduação em Educação, Centro de Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2022.

DUSI, Miriam Lúcia Herrera Masotti; ARAÚJO, Claisy Maria Marinho de; NEVES, Marisa Maria Brito de Justa. Cultura da paz e psicologia escolar no contexto da instituição educativa. Psicologia Escolar e Educacional, v. 9, p. 135-145, 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-85572005000100013

EMEDIATO, Carlos. [S.l.: s.n.], 2020. 1 video (1:15:08). Práticas Integradoras: incluir emoções, transformar conflitos. WECON WEBINARS. Transmitido ao vivo em 23 de setembro de 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=EvoVjZro59I&list=PLdbol7NqBv_ZtFKRCwKTXVV-EtUiVh5Ny&index=2&ab_channel=peaceglobalnet. Acesso em 11 jan. 2023.

ESCOLA DE GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL. Apostila do Curso de Comunicação Não Violenta (CNV). Brasília: Escola de Governo, 2020. Disponível em: http://egov.df.gov.br/wp-content/uploads/2020/02/Apostila-2.pdf. Acesso em: 2 nov. 2020.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, Paulo. Educação como prática de liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.

FREIRE, Paulo. Uma educação para a liberdade. Lisboa: Dinalivro, 1974.

JARES, Xesús Rodrigues. Educação para a paz: sua teoria e sua prática. Porto Alegre Artmed: 2002.

LIBÂNEO, José Carlos. Os significados da educação, modalidades de prática educativa e a .organização do sistema educacional. Revista Inter Ação, Goiânia, v. 16, n. 1/2, p. 67–90, jan./dez. 2018.

MILANI, Feizi Masrour. Cultura de paz x violências: papel e desafios da escola. In: MILANI, Feizi Masrour; JESUS, Rita de Cássia Dias P. (Org.). Cultura de Paz: estratégias, mapas e bússolas. Salvador: INPAZ, 2003, p. 31-62.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Violência social sob a perspectiva da saúde pública. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 10, supl. 1, p. S7-S18, 1994. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-311X1994000500002

NOGUEIRA, Sidnei. Intolerância religiosa. São Paulo: Pólen, 2020. (Coleção Feminismos Plurais).

ONU. Declaração e Programa de Ação sobre uma Cultura de Paz. Resolução aprovada por Assembleia Geral em 06 de outubro de 1999, nº 53/243. Original: Declaración y Programa de Acción sobre uma Cultura de Paz. Disponível em: http://www.comitepaz.org.br/dec_prog_1.htm. Acesso em 11 jan. 2023.

RABBANI, Marta Jalali. Educação para a Paz: desenvolvimento histórico, objetivos e metodologia. In: MILANI, Feizi Masrour; JESUS, Rita de Cássia Dias P. (Org.). Cultura de Paz: estratégias, mapas e bússolas. Salvador: INPAZ, 2003, p. 63-95.

RIBEIRO, Jorge Ponciano. O ciclo do contato: temas básicos da abordagem gestáltica. São Paulo: Summus, 2007.

ROSENBERG, Marshall Bertran. Comunicação não-violenta: técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais. São Paulo: Ágora, 2006.

SALLES FILHO, Nei Alberto. Educação para paz: um caminhar no pensamento complexo através de cinco pedagogias integradas e complementares. Revista Polyphonía, Ponta grossa, v.27, n.1, P.137-153, 2016. DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42291

SALLES FILHO, Nei Alberto. Paz positiva, paz negativa e o conflito como elementos centrais na construção da Educação para a Paz. 2014.

SALLES FILHO, Nei Alberto, SCREMIN, Rafael Trenti. Educação para a paz e Paulo Freire: verdadeiros cognatos. In: CONEX, 9., 2011, Ponta Grossa. Apresentação Oral, resumo expandido. Anais [...] Ponta GRossa: UEPG, p.1-5. Disponível em: https://memoria.apps.uepg.br/conex/9/9/anais/9conex_anais/68.pdf. Acesso em 11 jan. 2023

SAMPAIO, Carlos Magno Augusto; SANTOS, Maria do Socorro dos; MESQUIDA, Peri. Do conceito de educação à educação no neoliberalismo. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 3, n. 7, p.165-178, set./dez. 2002. DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v3i7.4921

SANTOS, Maria Angélica da Silva Costa. A comunicação não violenta como instrumento para uma cultura de paz: uma proposta para as escolas da rede estadual de Sergipe. Ideias e Inovação - Lato Sensu, Aracaju, v. 4, n. 2, p. 90, 2018.

VIANNA, Carlos Eduardo Souza. Evolução histórica do conceito de educação e os objetivos constitucionais da educação brasileira. Janus, Lorena, v. 2, n. 3, p. 128-138, 2006.

Published

25/03/2024

How to Cite

Lopes Duarte, T. C., Salles Filho, N. A., & Gomes, V. (2024). PAULO FREIRE AND THE EDUCATION FOR PEACE: POSSIBLE REFLECTIONS: REFLEXÕES POSSÍVEIS. Revista Da FUNDARTE, 58(58), e1328. https://doi.org/10.19179/rdf.v58i58.1328