PAULO FREIRE AND THE EDUCATION FOR PEACE: POSSIBLE REFLECTIONS

REFLEXÕES POSSÍVEIS

Authors

  • Tereza Cristina Lopes Duarte Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, Vitória, ES/Brasil
  • Nei Alberto Salles Filho Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG, ponta Grossa, PR/Brasil https://orcid.org/0000-0003-4231-2988
  • Vitor Gomes Universidade Federal do Espírito Santo- UFES, Vitória, ES/Brasil https://orcid.org/0000-0003-3388-1054

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v58i58.1328

Keywords:

Education for Peace, Culture of Peace, Paulo Freire

Abstract

The paper presents two Freirean conceptions in their sense of promoting an Education for Peace. It presents historical and conceptual contexts on the Education for Peace theme and the theorist's contributions to its construction. It indicates two Freirean conceptions as contributions in this sense: education for freedom and the role of listening as expressed by the theorist. Finally, it states the need to become aware of the mental model that favors the construction of a culture of violence, the coercive means of the system that control the subjectivity of others to colonize them and the processes of naturalizing violence to deconstruct it.

Author Biographies

Tereza Cristina Lopes Duarte, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, Vitória, ES/Brasil

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES, 2022); Aperfeiçoamento em Inclusão e Educação Especial (IFES, 2019); Especialização em Psicologia Clínica - Gestalt-Terapia (MULTIVIX, 2010) e Graduação em Psicologia (FAESA, 2009). Atualmente é aluna especial da disciplina "Tópicos Especiais: Direitos Humanos, Cultura de Paz e Epistemologias do Sul", do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas de Doutorado da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Participa dos grupos de estudos e pesquisas da UFES: Medicalização da Educação (NEPEME), Diálogos com a fenomenologia na educação (GPEFE) e do Grupo de Estudos e Pesquisas - Paulo Freire (GEPPF). Instrutora e Facilitadora de Círculos de Construção da Paz, desenvolve sensibilizações sobre o tema Comunicação Não Violenta (CNV). Integra a Rede de Agentes da Paz do ES e é membro do Programa Reconstruir o Viver do Tribunal de Justiça do ES. Servidora estatutária na Secretaria Municipal de Educação de Cariacica (SEME, ES, Brasil); coordenação do Núcleo de Práticas Circulares da Paz, na SEME (ago-2019 a jan-2021). Atuação (2012 a 2018) como psicoterapeuta holística de Práticas Integrativas de Saúde (PIC´s). Realização de atendimento psicológico clínico (2009 a 2013) e trabalho voluntário no Projeto de Humanização Hospitalar Especialistas do Riso (2007 a 2010).

Nei Alberto Salles Filho, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG, ponta Grossa, PR/Brasil

Doutor em Educação. Docente da Universidade Estadual de Ponta Grossa/Paraná (UEPG). Coordenador do Núcleo de Estudos e Formação de Professores em Educação para a Paz e Convivências NEP/UEPG.

Vitor Gomes, Universidade Federal do Espírito Santo- UFES, Vitória, ES/Brasil

Fenomenólogo. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professor do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação (UFES) e do Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais, Centro de Educação-UFES. Coordenador do Grupo de Estudos em Fenomenologia na Educação (Gpefe-UFES).

 

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Published

25/03/2024

How to Cite

Lopes Duarte, T. C., Salles Filho, N. A., & Gomes, V. (2024). PAULO FREIRE AND THE EDUCATION FOR PEACE: POSSIBLE REFLECTIONS: REFLEXÕES POSSÍVEIS. Revista Da FUNDARTE, 58(58), e1328. https://doi.org/10.19179/rdf.v58i58.1328

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