NA SEARA DA PANDEMIA: PROCESSOS DE CRIAÇÃO QUE GERMINARAM E FRUTIFICARAM NO DECORRER DO ENSINO REMOTO
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v54i54.1226Keywords:
Pandemia; Ensino remoto; Arte e educação; Processos de criação.Abstract
Este ensaio se configura como um relato de experiências em torno das metodologias utilizadas pelas professoras da área de Artes Visuais da FUNDARTE em tempos de pandemia. Produzido sob a forma de fragmentos. Apresentamos o Curso de Iniciação às Artes e o Curso Básico de Artes Visuais com seus respectivos módulos, descrevendo a maneira que cada docente enfrentou os desafios propostos pelo ensino remoto para dar continuidade aos processos de criação dos alunos em contextos diversificados. Apresentado como escrita coletiva, o texto constitui-se de escolhas individuais em torno da metáfora do plantio, apoiando-se em referenciais teóricos diversos. Por questões éticas, a voz dos alunos será identificada por pseudônimos relacionados à figura de linguagem que permeia a escrita.
References
BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 2005.
CINTRA, Raissa; OLIVEIRA, Rayssa. Ateliê no cotidiano: convite, convívio, continuidade. São Paulo: Diálogos, 2020.
GALLO, Sílvio. Deleuze e a educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
LAMPERT, Jociele; FACCO, Marta. Caderno Ateliê: reflexões sobre metodologias operativas no estúdio de pintura. Matéria-Prima, Lisboa, v. 6, n. 3, p. 27-36, 2018. Disponível em:
https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/37790/2/ULFBA_MP_v6_iss3_p27-36.pdf. Acesso em: 27 jan. 2021.
MOREIRA, J. A.; SCHLEMMER, E. Por um novo conceito e paradigma de educação digital online. Revista UFG, 2020, v.20.
Para saber mais
Live de abertura da mostra virtual do primeiro semestre dos alunos do Curso de Iniciação às Artes e Curso Básico de Artes Visuais: https://youtu.be/WU9zRyCyV3A
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Sandra Mara Rhoden
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.