POR UMA EDUCAÇÃO FORA DO ARMÁRIO:
Um olhar para o Gênero, o Sexo, a Sexualidade e a Binariedade
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v52i52.1162Keywords:
LGBTQIAP , Sexuality, BinarityAbstract
The text presented here composes the set of works of the Research Group CAPES Zona de Investigações Poéticas - ZIP and the Graduate Program in Education - Professional Master's at UERGS, being part of the dissertation proposal entitled “ESQUIZOESCOLA: Experiências de corpos desejantes por outras educações”. This article intends to discuss the issues of gender, sex and sexuality and how these understandings are crossed by the perspectives proposed by binarity. Therefore, the work seeks to problematize each of these terms presenting broader understandings than those treated by dualists. The realization of this movement is accompanied by references such as Rudião Rafael Wisniewski, Guacira Lopes Louro, Denise da Silva Braga, among others, and some lines from LGBTQIAP+ manifests. The text, along with the problematization of these concepts, presents a historical clipping on the construction of the LGBTQIAP+ movement and cisheteronormativity.
References
BRAGA, Denise da Silva. Heteronormatividade e sexualidades LGBT: repercussões dos discursos escolares sobre sexualidade na constituição das sexualidades não normativas. 2012. 174 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
DIVERSITY BBOX. Guia de linguagem inclusiva: todxs nós. 2020. Disponível em: <https://pji.portaldosjornalistas.com.br/wp-content/uploads/2020/05/GuiaTodxsNos.pdf> Acesso em 05 de abr. de 2022.
ICLE, Gilberto; BONATTO, Mônica Torres. Por uma pedagogia performativa: A escola como entrelugar para professores-performers e estudantes-performers. Cad. Cedes, Campinas, v.37, n.101, p.7 -28, jan.-abr., 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/cc0101-32622017168674
LOURO, Guacira Lopes. Um corpo estranho. Ensaios sobre sexualidade e teoria queer. Belo Horizonte: Autêntica 3ª Ed., 2018a.
______ (Org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 3ª Ed., 2018b.
______. Uma leitura da história da Educação sob a perspectiva do gênero. Teoria e Educação, Porto Alegre, n.6, 1992. p.53-67.
VEIGA, Edison. Há 30 anos, OMS retirava homossexualidade da lista de doenças. 2020. Disponível em: <https://www.dw.com/pt-br/h%C3%A1-30-anos-oms-retirava-homossexualidade-da-lista-de-doen%C3%A7as/a-53447329> Acesso em 09 de abr. de 2022.
WISNIEWSKI, Rudião Rafael. Gênero e Diversidade: Educação e (in)visibilidade LGBTQ nos espaços urbanos. Revista Atos de Pesquisa em Educação, Blumenau, v. 15, n. 1, p. 76-93, jan./abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.7867/1809-0354.2020v15n1p76-93
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Bruno Flores, Eduardo Guedes Pacheco
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.