A PRESENÇA DA BIBLIOTECA E SUA IMPORTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA LITERATURA INFANTIL NO SÉCULO XXI
AÇÕES DE INCENTIVO À LEITURA.
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v51i51.1129Keywords:
Library, Children's literature, Reading incentive, Reader trainingAbstract
This article has as its main theme the importance of the library and its connection with the development of children's literature. It investigates its main characteristics in the 21st century and some methods of the incentive of reading, situating the meaning of language in the world and briefly narrating its historical context. Through bibliographical research, it gathers the ideas of several authors, making an analysis about reading; children's books; the spaces for interaction and mediation; the activities and possibilities of children's involvement with literature in the library, at school at home, or propitious places. It highlights the importance of poetry and word games in the formation of readers.
References
BAPTISTA, Ana Maria Haddad Educação, linguagens e livros. São Paulo: BT Acadêmica, 2015.136p.
______. Educação, ensino & literatura: propostas para reflexão. 2 ed. São Paulo: Arte-Livros, 2012.
BRASIL. Livros infantis: acervos, espaços e mediações. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. 1 ed. Brasília: MEC/SEB, 2016. Disponível em: https://docplayer.com.br/72485227-Livros-infantis-acervos-espacos-e-mediacoes.html. Acesso em: 25 abr. 2022.
COELHO, Betty Contar histórias uma arte sem idade. São Paulo: Ática, 1995. 78p.
COSTA, Marta Morais Da Metodologia do ensino da literatura infantil. Curitiba: IBPEX, 2007.171p.
CRAIDY, Carmem; KAERCHER, Gládis E. (Org.). Educação infantil: pra que te quero? Porto Alegre: Artmed, 2001.164p.
NUNES, M. R.; GOMES, P. S.. A importância das ilustrações na literatura infantil e a necessidade de formação de leitores de imagens. In: V Encontro nacional de literatura infanto-juvenil e ensino. Campina Grande/PB, 2014. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/5802. Acesso em: 23 abr. 2022.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 42. ed. São Paulo: Cortez, 2001. 87 p.
GOZZI, Rose Mara. Espaços de leitura articulados: a escola, a casa, a comunidade. In: Salto para o Futuro, Rio de Janeiro, p. 47-62, 18 out. 2004. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/nucleos/colabori/documentos/gozzi01.pdf. Acesso em: 23 abr. 2022.
MARCHI, Diana Maria. A literatura e o leitor. In: NEVES, Iara Conceição Bitencourt et al (Orgs.). Ler e escrever: compromissos de todas as áreas. 5. ed. Porto Alegre: UFRGS, 2001. Cap.8. 229 p.
OLIVEIRA, Patricia Sueli Teles de. A contribuição dos contos de fadas no processo de aprendizagem das crianças. 2010. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Salvador, 2010.
RAMALHO, Cristina. O livro e a leitura na lei federal de incentivo. São Paulo: Metalivros, 2002.143p
SILVA, Ezequiel Teodoro Da O ato de ler: fundamentos psicológicos para uma nova pedagogia da leitura. São Paulo: Cortez, 1981.104p.
STRAZZACAPPA, Márcia (Org.). Era uma vez uma história contada outra vez: educação, memória, imaginação e criação. Campinas, SP: Librum, 2013. 131 p.
ZILBERMAN, Regina A literatura infantil na escola. São Paulo: Global, 1985. 104p.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Marco Túlio Schmitt Coutinho
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.