DESAFIOS DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO A ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO EM ARTES VISUAIS

Autores

  • Thérèse Hofmann Gatti Rodrigues da Costa Universidade de Brasília/Instituto de Artes/ Departamento de Artes Visuais
  • Fábio Travassos de Araújo Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal /

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v47i47.936

Palavras-chave:

Ensino especial, Superdotação, Artes visuais

Resumo

Neste texto, buscamos analisar as políticas públicas voltadas ao atendimento educacional especializado para alunos com altas habilidades / superdotação, com foco na educação em artes visuais no contexto da educação inclusiva e da literatura especializada. Dessa forma, abordamos a legislação que reconhece esses alunos como público-alvo da educação especial, e a necessidade de formação de professores para a educação inclusiva. Defendemos a importância da formação de professores, bem como dos que atuam no ensino regular, para o reconhecimento e indicação dos alunos para atendimento, apontando a necessidade de pesquisas e investigações que observem as habilidades e comportamentos dos alunos com potencial artístico.

Biografia do Autor

Thérèse Hofmann Gatti Rodrigues da Costa, Universidade de Brasília/Instituto de Artes/ Departamento de Artes Visuais

Licenciada em Educação Artística, Mestre em Arte e Tecnologia e Doutora em Desenvolvimento Sustentável. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais (CEP/CHS) da Universidade de Brasília e membro da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior /CONAES/MEC. Líder dos grupos de pesquisa e Pesquisa de Desenvolvimento Metodológico e Capacitação para governança e gestão pública da empregabilidade no Brasil - Programa de Empregabilidade: Qualifica Brasil, certificado pelo CNPq desde 2017 e líder do grupo Metodologias, Educação e Materiais em Artes Visuais, certificado pelo CNPq desde 2018. Membro da IAPMA, INSEA, FAEB, ANPAP e ABTCP. PPGAV/UnB

Fábio Travassos de Araújo, Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal /

Licenciado em Educação Artística - Artes Plásticas/UnB,  Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar/UnB, Mestre em Artes Visuais/UnB e Doutor em Artes - PPGAV/UnB. Professor da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) desde 2001. Trabalha com estudantes com potenciais artísticos na sala de recursos de altas habilidades/Superdotação em artes visuais de Taguatinga. A área de estudo parte do reconhecimento, identificação e desenvolvimento de estudantes superdotados/talentosos em artes visuais, avaliação em artes e estratégias de desenvolvimento artísticos dos estudantes com altas habilidades/superdotação.

Referências

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Publicado

22.12.2021

Como Citar

Gatti Rodrigues da Costa, T. H., & de Araújo, F. T. (2021). DESAFIOS DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO A ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO EM ARTES VISUAIS. Revista Da FUNDARTE, 47(47). https://doi.org/10.19179/rdf.v47i47.936

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