PRINCÍPIOS ORGANIZATIVOS DE MOVIMENTO NAS AULAS DE DANÇA CONTEMPORÂNEA DE EVA SCHUL

Autores

  • Fellipe Santos Resende Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas
  • Suzane Weber da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas

DOI:

https://doi.org/10.19179/2319-0868.656

Palavras-chave:

Dança contemporânea. Princípios organizativos. Eva Schul.

Resumo

Este artigo busca apresentar alguns dos princípios organizativos de movimento que estruturam as aulas de dança contemporânea de Eva Schul. A presença regular dos autores como bailarinos-observadores no ambiente da sala de aula foi muito importante para a construção e identificação dos materiais da pesquisa. A abordagem metodológica contou com diário de campo, registros foto e videográficos e entrevista semiestruturada. As estratégias de descrição e contextualização imagética foram usadas para delinear e dar corpo aos princípios, dentre os quais destacamos dois neste artigo: o estudo do peso e do esforço mínimo, e o estudo do fluxo e da qualidade de fluência.

Biografia do Autor

Fellipe Santos Resende, Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas

Doutorando e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista em Dança, Licenciando em Dança (UFRGS). Bacharel em Fisioterapia pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

Suzane Weber da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas

Professora no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas e professora associada no Departamento de Arte Dramática (UFRGS). Doutora em Estudos e Práticas Artísticas pela Université du Québec à Montréal (Canadá), Mestre em Ciências do Movimento Humano e Bacharel em Interpretação Teatral (UFRGS).

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Publicado

30.03.2019

Como Citar

Resende, F. S., & da Silva, S. W. (2019). PRINCÍPIOS ORGANIZATIVOS DE MOVIMENTO NAS AULAS DE DANÇA CONTEMPORÂNEA DE EVA SCHUL. Revista Da FUNDARTE, 37(37), p. 317–338. https://doi.org/10.19179/2319-0868.656

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