Uma breve história do desenho da figura humana e seus cânones
DOI:
https://doi.org/10.19179/2319-0868.637Palavras-chave:
Figura Humana, Cânones, Desenho.Resumo
Desenhar a figura humana dita perfeita é um problema didático detectado em aulas de arte, onde alunos pedem “como desenhar uma figura humana perfeita”. Ao buscar argumentos contra modos rígidos de representação questiona-se a ideia de “corpos certos”. Fazendo referência ao Cânone de Policleto, o artigo faz uma breve retomada histórica selecionando algumas referências da História da Arte ocidental para mostrar as mudanças sofridas na figura humana ao longo dos séculos. Pensar a figura de outra maneira é a finalidade desse artigo que investiga algumas particularidades relativas às variações dos cânones nas rupturas históricas da arte, as quais permitem descrever uma forma humana que não a canônica.
Referências
BIRD, Michael. 100 ideias que mudaram a arte. São Paulo: Rosari, 2012.
BISMARK, Mário. Contornando a origem do desenho. In PSIAX, N.º 3 (SÉRIE I) Estudos e reflexões sobre desenho e imagem. Porto: FBAUP, FAUP e EAUM publicações, p. 36-38, 2004. Disponível em: <http://sigarra.up.pt/fbaup/pt/publs_pesquisa.FormView?P_ID=124> Acesso em: 12 maio. 2014.
BLUTEAU, Padre Raphael. SILVA, Antônio de Morais. Diccionario da lingua portugueza composto pelo padre D. Rafael Bluteau, reformado, e accrescentado por Antonio de Moraes Silva natural do Rio de Janeiro (Volume 1: A - K). Lisboa: Na Officina de Simão Thaddeo Ferreira, 1789. 2 v., v. 1: xxii, p.638-634. Disponível em: <http://www.brasiliana.usp.br/bbd/handle/1918/00299210#page/432/mode/2up> Acesso em: 08 abr. 2014.
CALADO, Margarida. Desenhar o corpo-uma metodologia de ensino constante na arte ocidental. In TAVARES, Cristina Azevedo (Org.). Representações do corpo na ciência e na arte. Lisboa: Fim de Século, 2012.
COMAR, Philippe. The Human Body. Image and Emotion. London: Thames & Hudson, 1999.
CORAZZA, Sandra; TADEU, Tomaz. Composições. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
CUNHA, Rubens da. A ruptura. A fragmentação. A impossibilidade. Resenha de O corpo impossível de Eliane Robert Moraes. In: Revista Outra travessia: Revista de Pós-Graduação em Literatura, Dossiê Especial V. II: Psicanálise, Cinema e Literatura. Florianópolis: UFSC, 2011, p.165. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/Outra/article/view/2176-8552.2011nesp2p165/22885> Acesso em: 02 mar. 2014.
DELEUZE, Gilles. Francis Bacon: A lógica da sensação. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.
LANEYRIE-DAGEN, Nadeije. A figura humana. In LICHTENSTEIN, Jacqueline (Org.). A pintura: Vol. 6 A figura humana. São Paulo: Ed. 34, 2004.
LITTLE, Stephen. Ismos: para entender a arte. São Paulo: Globo, 2010.
LOPES, Maura Corcini; FABRIS, Eli Henn. Inclusão & educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora.
MARTINS, Fausto Sanches. O conceito de “Nihil Inhonestum” nos Tratados Artísticos Pós-tridentinos. In Estudos em Homenagem a Luís Antônio de Oliveira Ramos. Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2004. Disponível em: <http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/5006.pdf > Acesso em: 01 ago. 2014.
MATESCO, Viviane. Corpo, imagem e representação. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2009.
MARTINS, Miriam Celeste Ferreira Dias. “Não sei Desenhar” Implicações no Desvelar/Ampliar do Desenho na Adolescência – uma pesquisa com adolescentes de São Paulo. São Paulo: Escola de Artes e Comunicação ECA/USP, 1992. 373 f. Dissertação (mestrado em artes), 373. p.16. Disponível em: <https://www.academia.edu/6280268/_N%C3%83O_SEI_DESENHAR_> Acesso em: 07. Jun. 2014.
MORAES, Eliane R. O corpo impossível. São Paulo: Iluminuras, 2012. p.19.
PANOFSKY, Erwin. El significado em las artes visuales. Madri: Alianza Forma, 1995.
PELBART, Peter Pál. A arte de viver nas linhas. In DERDIYK, Edith (Org). Disegno. Desenho. Desígnio. 2. ed. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2007.
RODRIGUES, Ana Leonor Madeira. O desenho. Ordem do Pensamento Arquitectónico. Lisboa: Editorial Estampa, 2000.
SARZI-RIBEIRO, Regilene Aparecida. A Figura Humana Fragmentada na Pintura: “Tiradentes esquartejado” em Pedro Américo e Adriana Varejão. São Paulo: Instituto de Artes/UNESP, 2007. 137 f. Dissertação (mestrado em artes), 2007. DOI: https://doi.org/10.20396/eha.2.2006.3908
STOKSTAD, Marilyn. Art History. 2ª edição revisada. New Jersey: Pearson education, Inc., 2005.
SCHÖPKE, Regina. Dicionário filosófico: conceitos fundamentais. São Paulo: Martins Martins Fontes, 2010.
SZUNYOGHY, András. FEHÉR, György. Curso de desenho anatômico: Ser humano. Potsdam, Alemanha: H.f.ullmann Publishing, 2010.
TADEU, Tomaz. Tinha horror a tudo que apequenava... In: Revista Educação: Especial Biblioteca do Professor, nº 6. Deleuze Pensa a educação. São Paulo: Editora Segmento, 2012.
ZAZIE. Fisiognomonia: Notas sobre a face, o carácter, a expressão das emoções e da sua aplicação nas ciências e nas artes. In h-Suplemento do Hoje Macau #41 Suplemento h - Parte integrante da edição de 11 de Maio de 2012, ano XI, nº 2607, p.2. Disponível em: <http://issuu.com/hojemacau/docs/h-11-5-12> Acesso em: 10 mai. 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.