PROFISSÃO PROFESSOR DE BALÉ: REVISANDO REFERÊNCIA E CONCEITOS

Autores

  • Rebeca Pereira San Martins Universidade Federal de Pelotas
  • Eleonora Campos da Motta Santos

DOI:

https://doi.org/10.19179/2319-0868.527

Palavras-chave:

Professor de Balé, Revisão, Referências e conceitos

Resumo

A partir do surgimento das danças de corte, na história da arte ocidental, apresentamos revisão inicial sobre características e concepções acerca da figura de mestres balé/dança. Fontes históricas acessadas apontam que o ato de ensinar dança começa a especializar-se, na Europa, ainda na Idade Média, delineando características para o que hoje compreendemos por professor de balé/dança. O estudo apontou que muitas das práticas e pensamentos em torno da figura do professor, destacadas e até mesmo criticadas pelo francês Jean-Georges Noverre em suas Cartas sobre a Dança (1760), ainda estão presentes e reverberam, hoje, nas atuações dos professores de balé e no imaginário em torno deste universo.

 

Biografia do Autor

Rebeca Pereira San Martins, Universidade Federal de Pelotas

Graduanda do curso de Dança Licencitura da Universidade Federal de Pelotas, estágiária na Escola de Belas Artes Heitor de Lemos e professora no Espaço de Dança Raquel Pereira e Sociedade Amigos do Cassino.

Eleonora Campos da Motta Santos

Professora Doutora do Curso de Dança Licenciatura do Curso do Centro de Artes da Unverisdade Federal de Pelotas.

Referências

BALDI, Neila. Educação somática e construtivismo: revendo a pedagogia da dança. Competência: revista ouvirOUver, Uberlândia, v. 12, n. 2, p. 256-269, 2016.

BORBA, Mônica Corrêa. Profissão: Professor de Dança! A trajetória de formação de uma professora de Balé Clássico na cidade de Pelotas. Pelotas, 2013. 125f.

BOURCIER, Paul. História da dança no Ocidente. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

BOURCIER, Paul. História da dança no Ocidente. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

FREIRE, Ana Vitoria. Angel Vianna: Uma biografia da dança contemporânea. Brasil, 2005.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

MARQUES, Isabel. Dança na escola: Arte e ensino. 2012. Disponível em: <http://www.ficms.com.br/web/biblioteca/Dan%E7a%20na%20Escola.pdf>. Acesso em: 15 de janeiro de 2018.

MARQUES, Isabel. Notas sobre o corpo e o ensino de dança. Competência: Caderno pedagógico, Lajeado, v. 8, n. 1, p. 31-36, 2011.

MONTEIRO, Mariana. Noverre: Cartas sobre a dança. São Paulo: Editora Universidade de São Paulo: Fapesp, 2006. p. 21-245.

MARTIN, Bauer; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto; imagem e som. ed. 10, Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

NÓVOA, António; FINGER, Matthias (Org.). O método (auto)biográfico e a formação. Natal, RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010

NUNES, Bruno. O fascínio das danças de corte. Curitiba: Appris, 2016.

PORTINARI, Maribel. História da dança. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1989.

PORTINARI, Maribel. Eugenia Feodorova: a dança da alma russa. Editora: Ministério da Cultura, FUNARTE, 2001.

RESENDE, Tassiana. Outros olhares para o ensino do ballet clássico. Goiânia, 2010. 25.p.

SAMPAIO, Flavio. Ballet Essencial. Rio de Janeiro: SPRINT, 3ª edição, 2001.

SILVA, Daniela. Corpo – Escrita no balé: Para repensar o corpo doce da bailarina da caixinha de música em uma pesquisa em educação e arte. Tese (Doutorado em educação) – Universidade Federal de San Maria, San Maria, 2017.

TAVARES, Érika. Professores de Danças urbanas da Cidade de Pelotas (2002-2016): trajetórias e entendimentos sobre formação docente superior. 2017.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17ª Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.17i2.0010

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 4ª Ed. Rio de Janeiro: Vozes,

WOSIEN, Bernhard. Dança: Um caminho para a totalidade. São Paulo: Triom, 2000.

Downloads

Publicado

30.03.2019

Como Citar

Pereira San Martins, R., & Campos da Motta Santos, E. (2019). PROFISSÃO PROFESSOR DE BALÉ: REVISANDO REFERÊNCIA E CONCEITOS. Revista Da FUNDARTE, 37(37), p. 202–220. https://doi.org/10.19179/2319-0868.527

Artigos Semelhantes

<< < 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.