E COMEÇA AQUI O COMEÇO RECOMEÇO DE UM PROBLEMA DE PESQUISA
Palavras-chave:
dança, pesquisa, tradução, escrividança.Resumo
Uma escrita que problematiza o próprio ato de problematizar a pesquisa. De que maneira propor novos tipos de perguntas problemas de pesquisa? Por uma ótica da Filosofia da Diferença, a escrita investiga o pensamento de uma escrita dançante e um fazer artistador da escrita-leitura para discorrer sobre como imagens poéticas podem contribuir para criar novas possibilidades de se fazer ler-escrever e pesquisar. O pesquisador não anseia por problemas dados e nem por respostas prontas. Já que a pergunta problema pensa que seu pensar é criar. Os problemas não são postos simplesmente, mas produtos de invenção. Este Ser criador, escorrega, foge, a todo instante, de seus lugares comuns, do já conhecido.
Referências
BAIOCCHI, Maura. Butoh, Dança Veredas D’alma. Editora Palas Athena. São Paulo,1995.
BARTHES, Roland. O rumor da língua. Tradução Mario Laranjeira. São Paulo: Martins Fontes, 2012
BACHELARD, Gaston. A Poética do Espaço. Tradução de Antônio da Costa Leal e Lídia do Valle Santos Leal. Editora Martins. São Paulo. 2008.
BACHELARD, Gaston. A Chama de uma Vela. Tradução de Glória de Carvalho Lins. Editora Bertrand Brasil S.A. Rio de Janeiro. 1989.
BACHELARD, Gaston. O Direito de Sonhar. Tradução José Américo Motta Pessanha, Jacqueline Raas, Maria Lúcia de Carvalho Monteiro Maria Isabel Raposo. Editora Bertrand Brasil S.A., Rio de Janeiro, 1994.
BLANCHOT, Maurice. Uma voz vinda de outro lugar. (Trad. Adriana Lisboa). Rio de Janeiro: Rocco, 2012.
CAMPOS, Haroldo de. Galáxias. São Paulo: Editora 34, 2004
CLONINGER, Susan C. Teorias da personalidade. 1ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
CORAZZA, S.. M. Contribuições de Deleuze e Guattari para as pesquisas em educação. Revista Digital do Laboratório de Artes Visuais. Nº8. Centro de Educação – Universidade Federal de Santa Maria, Brasil. 2012.
CORAZZA, S. M. Ensaio sobre EIS AICE: proposição e estratégia para pesquisar em educação. Porto Alegre, 2014. Mimeografado.
CORAZZA, Sandra Mara. Glossário de EIS AICE. Seminário Especial - Escrileituras no observatório: pesquisa, didática e currículo. Notas de aula. Junho de 2015. PPGEdu – UFRGS. Porto Alegre, 2015.
DELEUZE, Gilles. Capítulo III – A imagem do pensamento. In: DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. Tradução Luiz Orlandi, Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 1988. p.215-273.
DELEUZE, Gilles. Capítulo 1 – A intuição como método. In: DELEUZE, Gilles. Bergsonismo. Tradução Luiz B. L. Orlandi. São Paulo: Ed.34, 1999. p.7-26.
DELEUZE, Gilles, PARNET, Claire. Diálogos. (Trad. Eloisa Araújo Ribeiro, São Paulo: Escuta, 1998, 184p. Diagramação e Revisão: Coletivo Bando.
RILKI, Rainer Maria. Cartas a um jovem poeta. Tradução Pedro Süssekind. Editora L&PM Pocket, Porto Alegre, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.