Teatro para quem?! A arte de teatrar para todos - Um estudo sobre acessibilidade cultural em espetáculos teatrais no RS
Palavras-chave:
Artes, Teatro, Inclusão, CulturaResumo
Este trabalho busca investigar, analisar e viabilizar diálogos, reflexões e percepções em torno do tema da acessibilidade cultural sob a óptica do contexto teatral no estado do Rio Grande do Sul, com um recorte pontual no município de Porto Alegre, capital do Estado, a fim de promover a inclusão social da pessoa com deficiência no âmbito cultural. Para tanto servem como suporte para análise, registros, pesquisa e observações de seis grupos de teatro do município supracitado e suas relações com o assunto em pauta, além de discussões das noções de deficiências, acessibilidade e Legislação vigente.
Referências
BARBA, Eugenio. Além das ilhas flutuantes. Campinas, SP: Hucitec, 1991.
BAUMAN, Zygmunt. Tempos Líquidos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.
BOAL, Augusto. 200 exercícios e jogos para o ator e o não-ator com vontade de dizer algo através do teatro. 5.ed. Rio de Janeiro: Civilização S.A., 1983.
BOSSI, Alfredo. Fenomenologia do olhar. In: BOSSI, A. O Olhar. São Paulo: Companhia das Letras, 1988.
BRASIL. Ministério da Cultura. As metas do Plano Nacional de Cultura. Brasília: Ministério da Cultura, 2012.
Constituição Federal. 1988.
Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU. 2008.
KASTRUP, Virinia; Vergara. Luiz Guilherme. Cegos e videntes se encontram no museu: da dicotomia à partilha do sensível. Inédito.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da Percepção. Martins Fontes, 1994.
Oficina Nacional de Indicação de Políticas Públicas Culturais para Inclusão de Pessoas com Deficiência. Nada sobre nós sem nós. Relatório final 16 a 18 de outubro de 2008. Rio de janeiro, Rj: ENSP/FIOCRUZ, 2009.
Plano Nacional de Cultura - Lei 12.343/2010.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Reconhecer para libertar: os caminhos do cosmopolitanismo multicultural. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
TOJAL, Amanda Pinto da Fonseca. Comunicação museológica e ação educativa inclusiva: mudança de paradigmas. In: Acessibilidade em ambientes culturais: relatos de experiências / Eduardo Cardoso, Jeniffer Cuty, Organizadores. Porto Alegre: Marcavisual, 2014.
VIGANÓ, Suzana Schmidt. As regras do jogo: a ação sociocultural em teatro e o ideal democrático. São Paulo: Hucitec, 2006.
WERNECK, Claudia. Ninguém mais vai ser bonzinho na sociedade inclusiva. Rio de Janeiro: Editora WVA, 2009.
WERNECK, Claudia. Quem cabe no seu todos? Rio de Janeiro: Editora WVA, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.