O estudo da cultura africana e afro-brasileira na formação inicial do professor de arte

Autores

  • Mariza Missako Sakamoto Faculdade Mozarteum de São Paulo

Palavras-chave:

arte afro-brasileira, ensino de arte, formação docente

Resumo

O artigo aborda o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira na escola, previsto na lei 10.639/03, com o objetivo de apresentar a complexidade deste assunto para promover a desconstrução de preconceitos e estereótipos, respeitando-se as diferenças através da aquisição de conhecimento. É abordado o conceito de cultura africana e afro-brasileira e sua inserção no contexto escolar. A pesquisa indica a importância deste estudo na formação inicial do professor de arte, relatando uma experiência no curso de Artes Visuais da Famosp, que culminou no projeto Totens, integrando pesquisa, criação, elaboração de oficina e participação em fórum e simpósio, possibilitando metodologias de ensino e ampliação do saber no campo da educação através da arte.

Biografia do Autor

Mariza Missako Sakamoto, Faculdade Mozarteum de São Paulo

Professora universitária nos cursos de Artes Visuais e Pedagogia.

Referências

BARBOSA. Ana Mae. Tópicos utópicos. Belo Horizonte: C/Arte, 1998.

BRASIL. Lei de diretrizes e bases da educação nacional. 3. ed. Bauru, SP: Edipro, 2006.

CONDURU, Roberto. Arte Afro-Brasileira. Belo Horizonte: C/Arte, 2007.

HERINGER, Rosana. Desigualdades raciais na educação e ação afirmativa no Brasil. In: LAIA, Maria Aparecida de; SILVEIRA, Maria Lucia da. (Orgs.). A universidade e a formação para o ensino de história e cultura africana e indígena. São Paulo: Coordenadoria dos Assuntos da População Negra /Secretaria Municipal de Participação e Parceria /Prefeitura de São Paulo, 2010.

LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. 16. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.

LOPES, Ana Lucia; GALAS, Maria da Betânia. Uma visita ao Museu Afro Brasil. São Paulo: Museu Afro Brasil, 2006.

RICHTER, Ivone Mendes. Multiculturalidade e interculturalidade. In: BARBOSA, Ana Mae (Org.). Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2002, p. 85 – 93.

____________________. Arte e interculturalidade: possibilidades na educação contemporânea. In: BARBOSA, Ana Mae; AMARAL, Lilian (Orgs.). Interterritorialidade: mídias, contextos e educação. São Paulo: Sesc SP, 2008, p. 105 – 111.

ROCHA, Rosa Margarida de Carvalho. Pensando os referenciais para a organização de práticas pedagógicas sobre as relações etnorraciais. Conferência proferida no II Fórum do Ensino Superior sobre os desafios para o ensino de História e Cultura Africana e Indígena. São Paulo: Secretaria Municipal de Participação e Parceria, 2010. (Anotações pessoais)

SALES, Heloisa Margarido. Arte da África: leituras de obras. In: BARBOSA, Ana Mae (Org.). Arte/educação contemporânea: consonâncias internacionais. São Paulo: Cortez, 2005, p. 163 – 186.

SCHÖN, Donald A. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, António (Coord.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, Instituto de Inovação Educacional, 1997, p. 77 – 91.

SOUSA, Romilson da Silva. Ações afirmativas e a lei 10.639: elementos para outra cultura educacional. In: LAIA, Maria Aparecida de; SILVEIRA, Maria Lucia da (Orgs.). A universidade e a formação para o ensino de história e cultura africana e indígena. São Paulo: Secretaria Municipal de Participação e Parceria, 2010, p. 49 – 75.

Downloads

Publicado

06.10.2014

Como Citar

Sakamoto, M. M. (2014). O estudo da cultura africana e afro-brasileira na formação inicial do professor de arte. Revista Da FUNDARTE, (28), P. 153–167. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/35

Artigos Semelhantes

<< < 38 39 40 41 42 43 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.