Repertórios musicais, práticas pedagógicas e temas de pesquisa: reflexões sobre ensino de pesquisa e música dentro de uma abordagem (auto)biográfica

Autores

  • Ana Lúcia Louro Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Educação Musical, ensino de práticas de pesquisa, narrativas.

Resumo

Neste artigo é descrita uma pesquisa realizada em uma disciplina sobre investigação científica na área de Música. Primeiramente, é feita uma revisão de literatura, localizando questões da pesquisa (Auto)biográfica e  o papel das narrativas na pesquisa em  Educação Musical. Diferentemente de um processo mais tradicional as temáticas de pesquisa são trabalhadas a partir de uma reflexão sobre as histórias de vidas dos participantes.  Tais reflexões são feitas na relação com fenômenos e repertórios musicais. Espera-se colaborar para os debates sobre ensino de pesquisa nos cursos superiores. 

Biografia do Autor

Ana Lúcia Louro, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Bacharelado em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991), mestrado em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995) e doutorado em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Educação Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: narrativas de si, educação musical, formação de professores, identidades profissionais e cursos superiores de música. É membro das associações ISME, ABEM, ANPPOM, ANPED, BIOGraph.

 

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Publicado

30.06.2016

Como Citar

Louro, A. L. (2016). Repertórios musicais, práticas pedagógicas e temas de pesquisa: reflexões sobre ensino de pesquisa e música dentro de uma abordagem (auto)biográfica. Revista Da FUNDARTE, (31), P.08 - P.26. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/336

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