EDUCAÇÃO NA CIDADE E FOTOGRAFIA: UMA PROPOSTA DE LEITURA DA IMAGEM DA CIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v66i66.1712

Palavras-chave:

educação na cidade, fotografia, espaço urbano

Resumo

Resumo

Este artigo apresenta pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de XXX (XX), do Instituto Federal de Educação do XXX, vinculada à linha de Formação de Professores com foco na temática da educação na cidade. O objetivo é discutir como a análise de fontes fotográficas, tomadas aqui como formas de representação, contribui para a apreensão crítica e problematizadora do processo de produção do espaço urbano. Fundamentamo-nos nas proposições de Lefebvre (ano) para abordar a temática da cidade e nas contribuições de Kossoy (ano) para fundamentar uma proposta de leitura de imagens/fontes fotográficas. A articulação desses referenciais subsidia análises, a fim de apreender, de forma crítica e reflexiva, contradições históricas e sociais, que se fazem presentes no processo de constituição dos espaços urbanos. Concluímos que esse tipo de abordagem pode favorecer relações didático-pedagógicas no campo do Ensino de XXX, que potencializam o desenvolvimento do conceito de educação na cidade.

 

Palavras-chave: educação na cidade; fotografia; espaço urbano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábia Lacerda de Brito Victor Pereira, Prefeitura Municipal de Serra – PMS, Serra/ES, Brasil

Possui mestrado profissional em Ensino de Humanidades pelo Instituto Federal do Espírito Santo - IFES, campus Vitória, licenciatura plena em Geografia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES/2004) e graduação em Pedagogia pela Multivix (2011). Atualmente é pedagoga na Rede Municipal de Serra e na Rede Estadual de Ensino. Atuou como professora de Geografia na Rede Estadual, Prefeitura de Cariacica e Prefeitura de Vitória, além da rede particular. Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Alfabetização, Ensino de Geografia e Assessoramento Pedagógico. Tem interesse por temas como Espaço Urbano, Educação na Cidade, Fotografia, Infância, Subjetividades infantis e docentes, Linguagem, Literatura e contação de histórias, Filosofia com crianças e espacialidades/territorialidades infantis, Educação de Jovens e Adultos.

Dilza Côco, Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes, Vitória/ES, Brasil

 Doutora em Educação. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Espírito Santo (IFES), campus Vitória. Atua na área de Ciências Sociais e Humanas no âmbito da graduação e da pós-graduação.  Email: dilzacoco@gmail.com

Referências

BARROS, P. Memória fotográfica da Serra: imagens de um município brasileiro. Vitória: Edição do autor, 2002.

CANEVACCI, M. Cidade polifônica: ensaio sobre a antropologia da comunicação urbana. São Paulo: Studio Nobel, 2004.

CARLOS, A. F. A. Henri Lefebvre: o espaço, a cidade e o “direito à cidade”. Rev. Direito e Práxis, Rio de Janeiro, v.11, n.1, 2020, p. 349-369.

DELLA FONTE, S. S. Apresentação. In: CÔCO, D., CHISTÉ, P. S.; DELLA FONTE, S. S. (Org.). Educação na cidade: conceitos, reflexões e diálogo. Vitória: Edifes, 2018.

DUBOIS, P. O ato fotográfico e outros ensaios. Campinas: Papirus, 1994.

HARVEY, D. Cidades rebeldes: do direito à cidade à revolução urbana. São Paulo: Martins Fontes, 2014.

KOSSOY, B. Dicionário histórico-fotográfico brasileiro: fotógrafos e ofício da fotografia no Brasil (1833-1910). São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2002.

KOSSOY, B. Os tempos da fotografia: o efêmero e o perpétuo. 3. ed. Cotia, São Paulo: Ateliê Editorial, 2014.

KOSSOY, B. Fotografia e história. 5. ed. Cotia, São Paulo: Ateliê Editorial, 2020.

LEFEBVRE, H. O direito à cidade. São Paulo: Editora Moraes, 1991.

LEFEBVRE, H. A revolução urbana. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2008.

MARX, K. Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo: Boitempo editorial, 2009.

POSSAMAI, Z. R. Fotografia e cidade. ArtCultura, Uberlândia, v.10, n.16, p. 67-77, jan.-jun. 2008.

Downloads

Publicado

06.10.2025

Como Citar

Lacerda de Brito Victor Pereira, F., & Côco, D. (2025). EDUCAÇÃO NA CIDADE E FOTOGRAFIA: UMA PROPOSTA DE LEITURA DA IMAGEM DA CIDADE. Revista Da FUNDARTE, 66(66), e1712. https://doi.org/10.19179/rdf.v66i66.1712