DESCONSTRUINDO A HISTÓRIA SOBRE CONSCIÊNCIA NEGRA

UMA ANÁLISE CRÍTICA DA PROPOSTA PEDAGÓGICA

Autores

  • Ana Paula Costacurta Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS, Asunción - Paraguay https://orcid.org/0000-0002-0692-0233
  • Erdinachele Machado Salatiel Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS, Asunción - Paraguay
  • Francisco Felipe Braga Júnior Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS, Asunción - Paraguay
  • Ana Crhistina Vanali Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Florianópolis/SC, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v64i64.1626

Palavras-chave:

Educação inclusiva, Diversidade, Consciência negra

Resumo

Este artigo investiga a criação de uma consciência negra através de uma proposta pedagógica inspirada no conceito de "perigo da história única" de Chimamanda Adichie, para promoção de uma compreensão inclusiva e crítica da diversidade cultural afrodescendente. A metodologia incluiu uma tempestade de ideias para desenvolver a sequência didática e a aplicação prática foi conduzida como um estudo de caso em uma turma de ensino superior. Os resultados mostram uma conscientização significativa sobre a cultura afrodescendente, com alunos engajados e reflexivos. Avaliações qualitativas demonstram a eficácia da metodologia na construção de uma educação mais inclusiva e respeitosa da diversidade cultural.

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Biografia do Autor

Ana Paula Costacurta, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS, Asunción - Paraguay

Minha atuação em produção de pesquisa, gerenciamento e desenvolvimento de projetos de inovação é marcada por uma trajetória diversificada. Como bolsista de Iniciação Científica na UFPR em 2004, participei ativamente no projeto de documentação e integração dos módulos da ferramenta ValiPVM. Desde minha entrada no serviço público em 2017, no Comando da Artilharia Divisionária da 5 Divisão de Exército, destaco-me pelo engajamento no Exército Brasileiro, assumindo o cargo de Chefe da Seção de Tecnologia da Informação, onde minha atuação engloba liderança no Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) desde 2017, implementando soluções inovadoras para otimização de processos e alcance de metas estratégicas. Minha expansão para o papel de Oficial do Meio Ambiente em 2019 reforçou meu compromisso com práticas sustentáveis e inovação ambiental, culminando na liderança de um abrangente Plano de Gestão Ambiental. Adicionalmente, minha contribuição no Plano de Gestão do Comando da AD/5 é evidente, envolvendo a implantação de ferramentas auxiliares, eficaz uso de recursos tecnológicos e promoção da eficiência operacional e excelência organizacional.

Erdinachele Machado Salatiel, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS, Asunción - Paraguay

Docente no Ensino Regular da Educação Básica. Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela Miami University of Science and Technology (MUST), Florida, Estados Unidos - EUA (2023). Especialista em Ensino de Artes Visuais pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF (2019). Graduada em bacharel em Teologia pela Faculdade Batista de Minas Gerais - FBMG (2018). Graduada em Licenciatura em Teatro pela Universidade de Brasília - UnB (2014). Possui experiência como Professora de Teatro, Direção de Espetáculos, Produção, Dramaturgia, Atriz; Professora de Arte, Música e Dança (Jazz) no Ensino Regular da Educação Básica; Professora de Arte em Curso Preparatório para o ENEM; Elaboração de Itens para Avaliações em Larga Escala: Comunidade Professor Autor - CPA e Professora Conteudista - Autora de Material Didático com ISBN.

Francisco Felipe Braga Júnior, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS, Asunción - Paraguay

Doutorando em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de Ciências Sociais - FICS. Possui Graduação em Língua Portuguesa e Literatura pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Formação Pedagógica em nível de habilitação complementar e Licenciatura Plena em Pedagogia pela Faculdade Escola Sobral de Oliveira - FAESDO. Pós-Graduação em Gestão Pública pelo Instituto Mentoring - Ceará. Pós-Graduação em Literatura pelo Instituto PROMINAS. Mestre em Tecnologias Emergentes da Educação pela Must University - Flórida - EUA, com revalidação pela UNICID - SP. Atualmente é Professor/Formador de Linguagens na Rede Pública Municipal de Pacatuba.

Ana Crhistina Vanali, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Florianópolis/SC, Brasil

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná/UFPR. Mestrado em Antropologia Social pela UFPR. Doutorado em Sociologia pela UFPR. Pós-doutorado em Educação pela UFPR. Membro do Grupo de Investigação sobre o Movimento do Contestado da UFSC.

Referências

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Publicado

12.06.2025

Como Citar

Costacurta, A. P., Salatiel, E. M., Braga Júnior, F. F., & Vanali, A. C. (2025). DESCONSTRUINDO A HISTÓRIA SOBRE CONSCIÊNCIA NEGRA: UMA ANÁLISE CRÍTICA DA PROPOSTA PEDAGÓGICA. Revista Da FUNDARTE, 64(64), e1626. https://doi.org/10.19179/rdf.v64i64.1626

Edição

Seção

Relato de Experiência