DESCONSTRUINDO A HISTÓRIA SOBRE CONSCIÊNCIA NEGRA
UMA ANÁLISE CRÍTICA DA PROPOSTA PEDAGÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v64i64.1626Palavras-chave:
Educação inclusiva, Diversidade, Consciência negraResumo
Este artigo investiga a criação de uma consciência negra através de uma proposta pedagógica inspirada no conceito de "perigo da história única" de Chimamanda Adichie, para promoção de uma compreensão inclusiva e crítica da diversidade cultural afrodescendente. A metodologia incluiu uma tempestade de ideias para desenvolver a sequência didática e a aplicação prática foi conduzida como um estudo de caso em uma turma de ensino superior. Os resultados mostram uma conscientização significativa sobre a cultura afrodescendente, com alunos engajados e reflexivos. Avaliações qualitativas demonstram a eficácia da metodologia na construção de uma educação mais inclusiva e respeitosa da diversidade cultural.
Downloads
Referências
ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O perigo de uma história única. TED, 2009. 18min32s. Disponível: https://www.ted.com/talks/chimamanda_ngozi_adichie_the_danger_of_a_single_story?language=pt-br&subtitle=pt-br. Acesso em: 26 maio 2024.
ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O perigo de uma história única. Companhia das Letras, 2019.
ARAÚJO, Joel Zito. A Estética do Racismo. In: RAMOS, Silva. (Org). Mídia e Racismo. Rio de Janeiro: Pallas, 2007
ARAÚJO, Joel Zito. A força de um desejo: a persistência da branquitude como padrão estético audiovisual. Revista USP, São Paulo, n. 69, p. 72-79, mar./maio 2006. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/13514>. Acesso em: 22 mai. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 25 maio 2024.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília: MEC, 2013. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/diversas/temas_interdisciplinares/diretrizes_curriculares_nacionais_para_a_educacao_das_relacoes_etnico_raciais_e_para_o_ensino_de_historia_e_cultura_afro_brasileira_e_africana.pdf. Acesso em: 25 maio 2024.
BRASIL. Governo de Quintana. Biblioteca Virtual: Literatura Afro-brasileira. Disponível em: https://sites.google.com/educacao.quintana.sp.gov.br/biblioteca-virtual/literatura-afro-brasileira. Acesso em: 25 maio 2024a.
BRASIL. Governo do Estado de São Paulo. Museu Afro Brasil. Disponível em: https://online.museuafrobrasil.org.br/acervo. Acesso em: 25 maio 2024b.
CEERT. Centro de Estudo das Relações de Trabalho e Desigualdades. Vista minha pele. Youtube, 23min34s. 14 de novembro de 2017. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=jiVGa-rLUzE. Acesso em: 25 maio 2024.
Autor 1. Africanidades Brasileiras. Youtube, 3 de jun. de 2024. 24min35s. Disponível em: XXXX. Acesso em: 23 junho 2024a.
Autor 1. Vídeo colaborativo. Youtube, 3 de jun. de 2024. 8min16s. Disponível em: XXX. Acesso em: 23 junho 2024b.
ENRAIZANDO. Os Africanos – Raízes do Brasil #3. Youtube, 8 de nov. de 2016. 6min25s. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=fGUFwFYx46s. Acesso em: 25 maio 2024.
ESTEVES, Rodrigo. O Brainstorm eficaz: Como gerar ideias com mais eficiência. Brasil, Dash Editora, 2020.
FUNDAÇÃO LEMANN. Avaliações alinhadas à BNCC para a melhoria na educação, 2021. Disponível em: https://fundacaolemann.org.br/noticias/avaliacoes-alinhadas-a-bncc-para-a-melhoria-na-educacao. Acesso em: 25 maio 2024.
GOOGLE ARTS & CULTURE. Black Consciousness in Brazil: Celebre o Brasil Negro. Disponível em: https://artsandculture.google.com/project/black-consciousness-in-brazil. Acesso em: 25 maio 2024.
LIDE UFF. Gritaram-me negra. Youtube, 27 de agosto de 2013. 3min20s. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=RljSb7AyPc0. Acesso em: 25 maio 2024.
NETO, José Mário Wanderley Gomes., ALBUQUERQUE, Rodrigo Barros de., SILVA, Renan Francelino da. Estudos de caso: Manual para a pesquisa empírica qualitativa. Brasil: Editora Vozes, 2024.
PADLET. Resenhas - Literatura Afro-Brasileiras. Disponível em: XXX. Acesso em: 23 junho 2024a.
PADLET. Galeria Afro-Brasileiros. Disponível em:XXX. Acesso em: 23 junho 2024b.
PADLET. Documentários Celebrando a Consciência Negra. Disponível em: XXX. Acesso em: Acesso em: 23 junho 2024c.
WORDWALL. Game TV - Africanidades Brasileiras. Disponível em: https://wordwall.net/pt/resource/73881268/africanidades-brasileiras. Acesso em: 26 maio 2024a.
WORDWALL. Game TV - Consciência Negra. Disponível em: https://wordwall.net/pt/resource/7077880/consci%c3%aancia-negra/consci%c3%aancia-negra. Acesso em: 25 maio 2024b.
WORDWALL. Quiz - Consciência Negra. Disponível em: https://wordwall.net/pt/resource/6666966/consci%C3%AAncia-negra. Acesso em: 26 maio 2024c.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ana Paula Costacurta, Erdinachele Machado Salatiel, Francisco Felipe Braga Júnior, Ana Crhistina Vanali

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.