DECONSTRUCTING THE HISTORY OF BLACK CONSCIOUSNESS
A CRITICAL ANALYSIS OF THE PEDAGOGICAL PROPOSAL
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v64i64.1626Keywords:
Inclusive education, Diversity, Black consciousness.Abstract
This article investigates the creation of black consciousness through a pedagogical proposal inspired by Chimamanda Adichie's concept of "danger of a single history", to promote an inclusive and critical understanding of Afro-descendant cultural diversity. The methodology included a brainstorm to develop the didactic sequence and the practical application was conducted as a case study in a higher education class. The results show a significant awareness of Afro-descendant culture, with students engaged and reflective. Qualitative evaluations demonstrate the effectiveness of the methodology in building a more inclusive and respectful education for cultural diversity.
Downloads
References
ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O perigo de uma história única. TED, 2009. 18min32s. Disponível: https://www.ted.com/talks/chimamanda_ngozi_adichie_the_danger_of_a_single_story?language=pt-br&subtitle=pt-br. Acesso em: 26 maio 2024.
ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O perigo de uma história única. Companhia das Letras, 2019.
ARAÚJO, Joel Zito. A Estética do Racismo. In: RAMOS, Silva. (Org). Mídia e Racismo. Rio de Janeiro: Pallas, 2007
ARAÚJO, Joel Zito. A força de um desejo: a persistência da branquitude como padrão estético audiovisual. Revista USP, São Paulo, n. 69, p. 72-79, mar./maio 2006. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/13514>. Acesso em: 22 mai. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 25 maio 2024.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília: MEC, 2013. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/diversas/temas_interdisciplinares/diretrizes_curriculares_nacionais_para_a_educacao_das_relacoes_etnico_raciais_e_para_o_ensino_de_historia_e_cultura_afro_brasileira_e_africana.pdf. Acesso em: 25 maio 2024.
BRASIL. Governo de Quintana. Biblioteca Virtual: Literatura Afro-brasileira. Disponível em: https://sites.google.com/educacao.quintana.sp.gov.br/biblioteca-virtual/literatura-afro-brasileira. Acesso em: 25 maio 2024a.
BRASIL. Governo do Estado de São Paulo. Museu Afro Brasil. Disponível em: https://online.museuafrobrasil.org.br/acervo. Acesso em: 25 maio 2024b.
CEERT. Centro de Estudo das Relações de Trabalho e Desigualdades. Vista minha pele. Youtube, 23min34s. 14 de novembro de 2017. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=jiVGa-rLUzE. Acesso em: 25 maio 2024.
Autor 1. Africanidades Brasileiras. Youtube, 3 de jun. de 2024. 24min35s. Disponível em: XXXX. Acesso em: 23 junho 2024a.
Autor 1. Vídeo colaborativo. Youtube, 3 de jun. de 2024. 8min16s. Disponível em: XXX. Acesso em: 23 junho 2024b.
ENRAIZANDO. Os Africanos – Raízes do Brasil #3. Youtube, 8 de nov. de 2016. 6min25s. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=fGUFwFYx46s. Acesso em: 25 maio 2024.
ESTEVES, Rodrigo. O Brainstorm eficaz: Como gerar ideias com mais eficiência. Brasil, Dash Editora, 2020.
FUNDAÇÃO LEMANN. Avaliações alinhadas à BNCC para a melhoria na educação, 2021. Disponível em: https://fundacaolemann.org.br/noticias/avaliacoes-alinhadas-a-bncc-para-a-melhoria-na-educacao. Acesso em: 25 maio 2024.
GOOGLE ARTS & CULTURE. Black Consciousness in Brazil: Celebre o Brasil Negro. Disponível em: https://artsandculture.google.com/project/black-consciousness-in-brazil. Acesso em: 25 maio 2024.
LIDE UFF. Gritaram-me negra. Youtube, 27 de agosto de 2013. 3min20s. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=RljSb7AyPc0. Acesso em: 25 maio 2024.
NETO, José Mário Wanderley Gomes., ALBUQUERQUE, Rodrigo Barros de., SILVA, Renan Francelino da. Estudos de caso: Manual para a pesquisa empírica qualitativa. Brasil: Editora Vozes, 2024.
PADLET. Resenhas - Literatura Afro-Brasileiras. Disponível em: XXX. Acesso em: 23 junho 2024a.
PADLET. Galeria Afro-Brasileiros. Disponível em:XXX. Acesso em: 23 junho 2024b.
PADLET. Documentários Celebrando a Consciência Negra. Disponível em: XXX. Acesso em: Acesso em: 23 junho 2024c.
WORDWALL. Game TV - Africanidades Brasileiras. Disponível em: https://wordwall.net/pt/resource/73881268/africanidades-brasileiras. Acesso em: 26 maio 2024a.
WORDWALL. Game TV - Consciência Negra. Disponível em: https://wordwall.net/pt/resource/7077880/consci%c3%aancia-negra/consci%c3%aancia-negra. Acesso em: 25 maio 2024b.
WORDWALL. Quiz - Consciência Negra. Disponível em: https://wordwall.net/pt/resource/6666966/consci%C3%AAncia-negra. Acesso em: 26 maio 2024c.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Ana Paula Costacurta, Erdinachele Machado Salatiel, Francisco Felipe Braga Júnior, Ana Crhistina Vanali

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.
![]()
