DECONSTRUYENDO LA HISTORIA DE LA CONCIENCIA NEGRA
UN ANÁLISIS CRÍTICO DE LA PROPUESTA PEDAGÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v64i64.1626Palabras clave:
Educación inclusiva, Diversidad, conciencia negraResumen
Este artículo investiga la creación de conciencia negra a través de una propuesta pedagógica inspirada en el concepto de "peligro de una sola historia" de Chimamanda Adichie, para promover una comprensión inclusiva y crítica de la diversidad cultural afrodescendiente. La metodología incluyó una lluvia de ideas para desarrollar la secuencia didáctica y la aplicación práctica se realizó como estudio de caso en una clase de educación superior. Los resultados muestran una conciencia significativa de la cultura afrodescendiente, con estudiantes comprometidos y reflexivos. Las evaluaciones cualitativas demuestran la efectividad de la metodología en la construcción de una educación más inclusiva y respetuosa de la diversidad cultural.Descargas
Citas
ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O perigo de uma história única. TED, 2009. 18min32s. Disponível: https://www.ted.com/talks/chimamanda_ngozi_adichie_the_danger_of_a_single_story?language=pt-br&subtitle=pt-br. Acesso em: 26 maio 2024.
ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O perigo de uma história única. Companhia das Letras, 2019.
ARAÚJO, Joel Zito. A Estética do Racismo. In: RAMOS, Silva. (Org). Mídia e Racismo. Rio de Janeiro: Pallas, 2007
ARAÚJO, Joel Zito. A força de um desejo: a persistência da branquitude como padrão estético audiovisual. Revista USP, São Paulo, n. 69, p. 72-79, mar./maio 2006. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/13514>. Acesso em: 22 mai. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 25 maio 2024.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília: MEC, 2013. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/diversas/temas_interdisciplinares/diretrizes_curriculares_nacionais_para_a_educacao_das_relacoes_etnico_raciais_e_para_o_ensino_de_historia_e_cultura_afro_brasileira_e_africana.pdf. Acesso em: 25 maio 2024.
BRASIL. Governo de Quintana. Biblioteca Virtual: Literatura Afro-brasileira. Disponível em: https://sites.google.com/educacao.quintana.sp.gov.br/biblioteca-virtual/literatura-afro-brasileira. Acesso em: 25 maio 2024a.
BRASIL. Governo do Estado de São Paulo. Museu Afro Brasil. Disponível em: https://online.museuafrobrasil.org.br/acervo. Acesso em: 25 maio 2024b.
CEERT. Centro de Estudo das Relações de Trabalho e Desigualdades. Vista minha pele. Youtube, 23min34s. 14 de novembro de 2017. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=jiVGa-rLUzE. Acesso em: 25 maio 2024.
Autor 1. Africanidades Brasileiras. Youtube, 3 de jun. de 2024. 24min35s. Disponível em: XXXX. Acesso em: 23 junho 2024a.
Autor 1. Vídeo colaborativo. Youtube, 3 de jun. de 2024. 8min16s. Disponível em: XXX. Acesso em: 23 junho 2024b.
ENRAIZANDO. Os Africanos – Raízes do Brasil #3. Youtube, 8 de nov. de 2016. 6min25s. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=fGUFwFYx46s. Acesso em: 25 maio 2024.
ESTEVES, Rodrigo. O Brainstorm eficaz: Como gerar ideias com mais eficiência. Brasil, Dash Editora, 2020.
FUNDAÇÃO LEMANN. Avaliações alinhadas à BNCC para a melhoria na educação, 2021. Disponível em: https://fundacaolemann.org.br/noticias/avaliacoes-alinhadas-a-bncc-para-a-melhoria-na-educacao. Acesso em: 25 maio 2024.
GOOGLE ARTS & CULTURE. Black Consciousness in Brazil: Celebre o Brasil Negro. Disponível em: https://artsandculture.google.com/project/black-consciousness-in-brazil. Acesso em: 25 maio 2024.
LIDE UFF. Gritaram-me negra. Youtube, 27 de agosto de 2013. 3min20s. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=RljSb7AyPc0. Acesso em: 25 maio 2024.
NETO, José Mário Wanderley Gomes., ALBUQUERQUE, Rodrigo Barros de., SILVA, Renan Francelino da. Estudos de caso: Manual para a pesquisa empírica qualitativa. Brasil: Editora Vozes, 2024.
PADLET. Resenhas - Literatura Afro-Brasileiras. Disponível em: XXX. Acesso em: 23 junho 2024a.
PADLET. Galeria Afro-Brasileiros. Disponível em:XXX. Acesso em: 23 junho 2024b.
PADLET. Documentários Celebrando a Consciência Negra. Disponível em: XXX. Acesso em: Acesso em: 23 junho 2024c.
WORDWALL. Game TV - Africanidades Brasileiras. Disponível em: https://wordwall.net/pt/resource/73881268/africanidades-brasileiras. Acesso em: 26 maio 2024a.
WORDWALL. Game TV - Consciência Negra. Disponível em: https://wordwall.net/pt/resource/7077880/consci%c3%aancia-negra/consci%c3%aancia-negra. Acesso em: 25 maio 2024b.
WORDWALL. Quiz - Consciência Negra. Disponível em: https://wordwall.net/pt/resource/6666966/consci%C3%AAncia-negra. Acesso em: 26 maio 2024c.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Ana Paula Costacurta, Erdinachele Machado Salatiel, Francisco Felipe Braga Júnior, Ana Crhistina Vanali

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.
![]()
