ACOMPANHAMENTO ESCOLAR DA CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
PERSPECTIVAS DO PSICÓLOGO ESCOLAR, PEDAGOGO E FAMÍLIA
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v63i63.1599Palavras-chave:
Psicologia Escolar, Criança com Transtorno do Espectro Autista, Educação EspecialResumo
O artigo tem como objetivo aprofundar a análise e a compreensão do processo de inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas redes de ensino público e particular na região metropolitana de Belém-PA. O foco recaiu sobre educandos com idades entre oito e dez anos por meio de entrevistas semiestruturadas, aliadas a uma abordagem qualitativa, que se sustentou na escuta ativa dos participantes. Três categorias analíticas foram identificadas: o fluxograma pedagógico, a sobrecarga dos profissionais e a disponibilidade de recursos didáticos. A conclusão deste estudo ressalta a evidente carência de debates e pesquisas aprofundadas sobre o acompanhamento escolar de crianças com TEA, evidenciando, assim, a pertinência deste artigo.
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