ACOMPANHAMENTO ESCOLAR DA CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

PERSPECTIVAS DO PSICÓLOGO ESCOLAR, PEDAGOGO E FAMÍLIA

Autores

  • Renata Vitória Nascimento Costa Faculdade da Amazônia - FAAM, Ananindeua/PA, Brasil
  • Renan Mota Silva Faculdade da Amazônia - FAAM, Ananindeua/PA, Brasil https://orcid.org/0000-0002-5855-5418

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v63i63.1599

Palavras-chave:

Psicologia Escolar, Criança com Transtorno do Espectro Autista, Educação Especial

Resumo

O artigo tem como objetivo aprofundar a análise e a compreensão do processo de inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas redes de ensino público e particular na região metropolitana de Belém-PA. O foco recaiu sobre educandos com idades entre oito e dez anos por meio de entrevistas semiestruturadas, aliadas a uma abordagem qualitativa, que se sustentou na escuta ativa dos participantes. Três categorias analíticas foram identificadas: o fluxograma pedagógico, a sobrecarga dos profissionais e a disponibilidade de recursos didáticos. A conclusão deste estudo ressalta a evidente carência de debates e pesquisas aprofundadas sobre o acompanhamento escolar de crianças com TEA, evidenciando, assim, a pertinência deste artigo.

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Biografia do Autor

Renata Vitória Nascimento Costa, Faculdade da Amazônia - FAAM, Ananindeua/PA, Brasil

Bacharel em Psicologia (UNAMA). Graduanda em Pedagogia (FAAM). Tem experiência com crianças com autismo.

Renan Mota Silva, Faculdade da Amazônia - FAAM, Ananindeua/PA, Brasil

Doutor em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Pará (IFCH/PPGP/UFPA) (2024) e Mestre em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPGEA/UFRRJ) (2021). Possui Pós-Graduação Lato-sensu em Educação Quilombola (2019), Educação a Distância e Docência do Ensino Superior (2018), e Psicopedagogia Institucional, Clínica e Educação Infantil (2016) pela Faculdade Venda Norte do Imigrante (Faveni/ES). Graduado em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estácio de Sá (UNESA/RJ) (2014). Atua como professor no curso de Licenciatura em Pedagogia na Faculdade da Amazônia (FAAM) e é membro ativo em diversas iniciativas editoriais e de pesquisa, incluindo o Conselho Editorial Científico da Revista Acadêmico Mundo e a Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. É pesquisador nos grupos Transversalizando (UFPA), Grupo de Estudos Decoloniais (GED/UFRRJ), e Núcleo Integrado de Pesquisa em Administração e Multidisciplinaridade (UFPI). Seu trabalho acadêmico foi reconhecido internacionalmente, com publicações pela Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação e citações pela Universidade da Coruña, Espanha. Atualmente, dedica-se à pesquisa sobre (des)colonialidades, dispositivos de subjetivação e gênero, com foco nas práticas pedagógicas do "homem" na Educação Infantil.

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Publicado

26.03.2025

Como Citar

Vitória Nascimento Costa, R., & Mota Silva, R. (2025). ACOMPANHAMENTO ESCOLAR DA CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: PERSPECTIVAS DO PSICÓLOGO ESCOLAR, PEDAGOGO E FAMÍLIA . Revista Da FUNDARTE, 63(63), e1599. https://doi.org/10.19179/rdf.v63i63.1599