PESQUISA NARRATIVA NA ARTE-EDUCAÇÃO

RESISTÊNCIA, LINGUAGEM E DECOLONIALIDADE

Autores

  • Edvaldo Do Nascimento Carvalho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá - IFAP, Brasil https://orcid.org/0000-0002-5821-1316
  • Argemiro Midonês Bastos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá - IFAP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v63i63.1554

Palavras-chave:

arte; narrativa; decolonialidade.

Resumo

Este artigo debate a pesquisa narrativa como uma abordagem para as pesquisas em arte-educação, enfocando histórias de vida, memórias e experiências sociais. A pesquisa narrativa valoriza o processo criativo, as interações sociais e influências multiculturais na prática artística, gerando uma compreensão profunda das influências da arte na vida de educadores e educandos. Neste texto, aponta-se que a coleta e análise de narrativas revelam padrões, emoções e percepções, proporcionando uma compreensão significativa do impacto da arte na vida dos envolvidos. Conclui-se que a pesquisa narrativa, aplicada ética e objetivamente, auxilia na resistência à hegemonia e contribui para a construção do conhecimento em Arte-educação.

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Biografia do Autor

Edvaldo Do Nascimento Carvalho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá - IFAP, Brasil

Possui graduação em Licenciatura Plena em Artes Visuais pela Universidade Federal do Amapá - UNIFAP (2010) e especialização MBA em História da Arte pela Universidade Estácio de Sá - UNESA (2018). Atua como professor do componente curricular Arte na Escola Estadual Professora Elizabeth Picanço Esteves desde 2013. Possui experiência na área de crítica e curadoriaeme arte, com ênfase em História da Arte, tendo dois livros publicados sobre o tema e escrevendo com frequência matérias para a Revista DASartes. Publicou artigos acerca de temas relacionados ao ensino de Arte no Novo Ensino Médio e atualmente está cursando o mestrado em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT, pelo Instituto Federal do Amapá - IFAP.

Argemiro Midonês Bastos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá - IFAP, Brasil

Doutor em Biodiversidade e Biotecnologia. Docente do colegiado de Física do IFAP – campus Macapá, com atuação como orientador no Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá e no Programa de Pós-Graduação de doutorado da Rede Bionorte. Líder do Grupo de Pesquisa em Modelagem Aplicada ao Ensino de Ciências (GMAEC) e Membro da Sociedade Brasileira de Física (SBF). É membro do conselho editorial de vários periódicos científicos, incluindo a Revista Multidisciplinar do Amapá (REMAP), Educação Profissional e Tecnológica em Revista e Revista Brasileira de Extensão Universitária (RBEU), além de revisor de outros periódicos científicos nacionais e internacionais e agências de fomento.

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Publicado

26.03.2025

Como Citar

Do Nascimento Carvalho, E., & Midonês Bastos, A. (2025). PESQUISA NARRATIVA NA ARTE-EDUCAÇÃO: RESISTÊNCIA, LINGUAGEM E DECOLONIALIDADE. Revista Da FUNDARTE, 63(63), e1554. https://doi.org/10.19179/rdf.v63i63.1554