PESQUISA NARRATIVA NA ARTE-EDUCAÇÃO
RESISTÊNCIA, LINGUAGEM E DECOLONIALIDADE
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v63i63.1554Palavras-chave:
arte; narrativa; decolonialidade.Resumo
Este artigo debate a pesquisa narrativa como uma abordagem para as pesquisas em arte-educação, enfocando histórias de vida, memórias e experiências sociais. A pesquisa narrativa valoriza o processo criativo, as interações sociais e influências multiculturais na prática artística, gerando uma compreensão profunda das influências da arte na vida de educadores e educandos. Neste texto, aponta-se que a coleta e análise de narrativas revelam padrões, emoções e percepções, proporcionando uma compreensão significativa do impacto da arte na vida dos envolvidos. Conclui-se que a pesquisa narrativa, aplicada ética e objetivamente, auxilia na resistência à hegemonia e contribui para a construção do conhecimento em Arte-educação.
Downloads
Referências
APPLE, Michael W. Ideologia e Currículo. São Paulo: Brasiliense, 1982.
BARBOSA, Ana Mae. Abertura do dossiê: Os 100 anos de Paulo Freire. Revista Debates Insubmissos, v. 5, n. 16, p. 137-143, jan./abr. 2022. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/debatesinsubmissos/article/view/253655. Acesso em: 08 mai. 2023.
CHALUH, Laura Noemi et al. Modos de fazer pesquisa narrativa: aproximando vida e cultura. São Carlos: Pedro & João Editores, 2020.
JOHNSON, Allan G. Dicionário de Sociologia. Tradução de Ruy Jungmann. Rio de Janeiro: Zahar, 1997.
MARQUES, Isabel; BRAZIL, Fábio. Arte em questões. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2014.
MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene; SOUZA, Elizeu Clementino de (org.). Pesquisa narrativa: interfaces entre histórias de vida, arte e educação. Santa Maria: UFSM, 2017. E-book.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Textos sobre Educação e Ensino. Campinas, SP: Navegando, 2011.
LIMA, Maria Emília Caixeta de Castro; GERALDI, Corinta Maria Grisolia; GERALDI, João Wanderley. O Trabalho com Narrativas na investigação em Educação. Educação em Revista, v. 31, n. 1, p. 17–44, jan. 2015.
REIS, Graça. A Pesquisa Narrativa como Possibilidade de Expansão do Presente. Educação & Realidade, [S. l.], v. 48, 2023. DOI: 10.1590/2175-6236123291vs01. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/123291. Acesso em: 13 out. 2023.
REISDOEFER, Deise Nivia; LIMA, Valderez Marina do Rosário. A pesquisa narrativa como possibilidade metodológica no âmbito da formação docente. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 21, n. 69, p. 795-820, abr. 2021 . Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416X2021000200795&lng=pt&nrm=iso. Acessos em: 04 nov. 2023.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. São Paulo: Cortez, 2009.
VICTORIO FILHO, Aldo; BULCÃO, Heloísa Lira; BATISTA, Leonardo Moraes. O Espaço na/da Arte e na/da Educação como (Re)Existência. Educação & Realidade, v. 44, n. 3, p. e84913, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 EDVALDO DO NASCIMENTO CARVALHO

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.