A DANÇA COMO EXPRESSÃO E ENGAJAMENTO SOCIAL NAS LUTAS FEMINISTAS
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v63i63.1535Palavras-chave:
Dança, Pedagogia, FEMINISMOS, Cultura popResumo
O texto busca refletir e compreender como a dança, estimulada por referências do universo pop, pode se tornar uma ferramenta para ampliar as discussões feministas no âmbito pedagógico. Por meio de seis entrevistas semiestruturadas, com ex-alunas de um estúdio de dança, questionou-se como as experiências em dança contribuem à expressão e compreensão a respeito das discussões feministas. Ademais, como esses processos reverberaram posteriormente no cotidiano das participantes? A metodologia se inspirou na A/R/Tografia e na Pesquisa Feminista. A partir dos questionários, concluiu-se que a prática docente adotada pelas entrevistadas organizou e tramou fazeres e pensamentos diversos, contribuindo na disseminação do conhecimento em dança.
Palavras-chave: Dança; Pedagogia Feminista; Cultura Pop.
Downloads
Referências
AUTORA 1
BERTÉ, Odaílso. Dança Contempop: corpos, afetos e imagens (mo)vendo-se. Santa Maria: Ed. Da UFSM, 2015.
DIAS, Belidson. Preliminares: A/r/tografia como metodologia e pedagogia em Artes. In: AMARAL, Maria das Vitórias Negreiros do; SILVA, Maria Betânia e (Org.). Conferências em Arte/Educação: Narrativas Plurais. Recife: FAEB, 2014. p. 249-257.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. 15. ed. São Paulo: Loyola, 2007.
FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. 7. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.
hooks, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2017.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: Uma perspectiva pós-estruturalista. 16º ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
PRETTY hurts. Intérprete: Beyoncé. Compositor: Sai Furler. Estados Unidos: Parkwood, Columbia, 2013. 4min17s.
STINSON, Susan W. Uma pedagogia feminista para dança da criança. Pro-posições, Campinas, v. 6, n. 3, p. 77-89, 1995.
TOURINHO, Lígia Losada; SOUZA, Maria Inês Galvão. A Preparação Corporal para a Cena como Evocação de Potências para o Processo de Criação. ARJ–Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, v. 3, n. 2, p. 178-193, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Flavia Pilla do Valle, Lauren Hartz Rosa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.