ENTRE A PERFORMANCE E O ENSINO, UMA CARTOGRAFIA A PARTIR DO CORPO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v63i63.1527

Palavras-chave:

performance, corpo, cartografia

Resumo

O presente estudo é uma reflexão de caráter cartográfico que procura investigar as relações entre a docência e a produção artística a partir da experiência profissional de um professor artista em relação à sua produção em performance. Tendo como referência o estudo de Janaina Schvambach (2020) e a noção de cartografia a partir de Suely Rolnik (1989), Eduardo Passos, Virgínia Kastrup e Liliana Escóssia (2009), foi construída uma cartografia orientada pela percepção e análise dos discursos e práticas do corpo na atuação docente a partir de imagens salvas nos arquivos do perfil pessoal do autor na rede social Instagram. A partir de tal iniciativa foi possível pensar a dimensão da professoralidade como espaço de criação e invenção desde o corpo em colaboração com os estudantes.

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Biografia do Autor

Ricardo Henrique Ayres Alves, Universidade Federal de Pelotas - UFPel - Pelotas/RS, Brasil

Ricardo Henrique Ayres Alves

Professor do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Doutor e mestre em Artes Visuais (UFRGS), bacharel em Artes Visuais (FURG) e licenciado em Artes Visuais (IFSul). Lattes: http://lattes.cnpq.br/7515345224876748.

 

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Publicado

26.03.2025

Como Citar

Ayres Alves, R. H. (2025). ENTRE A PERFORMANCE E O ENSINO, UMA CARTOGRAFIA A PARTIR DO CORPO. Revista Da FUNDARTE, 63(63), e1527. https://doi.org/10.19179/rdf.v63i63.1527