EDUCAÇÃO VISUAL E RELAÇÕES INTERGERACIONAIS

AS MULHERES NO FILME BAILE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v63i63.1525

Palavras-chave:

Educação visual, Intergeracionalidade, Cinema brasileiro

Resumo

O artigo convida a compreendermos como é construída a imagem do feminino em diferentes gerações a partir do curta metragem nacional Baile (2019) da diretora Cintia Domit Bittar. Para isso, coloca-se em diálogo os estudos da imagem, especialmente a cinematográfica, com reflexões políticas e sociais acerca dos diferentes modos de tornar-se mulher em diferentes gerações no mundo hoje, difundidas pelos estudos feministas em interface com o campo da gerontologia. Ao olhar para as cenas do filme, almejamos a manifestação de pluralidades e singularidades de feminino(s) e a convivência entre gerações em diálogo com o cinema.

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Biografia do Autor

Jacqueline de Castro Martins Ferreira Silveira, Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ, São João del-Rei/MG, Brasil

Mestre em Educação pelo programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São João-del-Rei (PPEDU/UFSJ). Membro do Grupo de Pesquisa em Educação, Filosofia e Imagem (GEFI). Especialista em Educação Básica na Secretaria Municipal de Educação de São João del-Rei.

 

Giovana Scareli, Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ, São João del-Rei/MG, Brasil

Doutora em Educação na área de Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte, Unicamp. Professora Associada da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPEDU/UFSJ). Líder do Grupo de Pesquisa em Educação, Filosofia e Imagem (GEFI).

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Publicado

26.03.2025

Como Citar

de Castro Martins Ferreira Silveira, J., & Scareli, G. (2025). EDUCAÇÃO VISUAL E RELAÇÕES INTERGERACIONAIS: AS MULHERES NO FILME BAILE. Revista Da FUNDARTE, 63(63), e1525. https://doi.org/10.19179/rdf.v63i63.1525