FORMAÇÃO DE REDES DE TRABALHO COM ARTE EDUCAÇÃO EM CONTEXTOS ESCOLARES

Autores

  • Danilo Moreira Xavier Escola de Comunicações e Artes/ Universidade de São Paulo - ECA/USP, São Paulo/SP, Brasil https://orcid.org/0000-0003-0303-2342

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v62i62.1489

Palavras-chave:

arte-educação, rede, comunidade

Resumo

Esta pesquisa elaborou uma cartografia artístico-cultural em rede, orientada pelo sistema de ensino, para promover modos de trabalho colaborativos entre a escola e a comunidade. A metodologia utiliza o perímetro da Diretoria de Ensino Região Leste 1 (DER-Leste 1), em São Paulo (SP), para produzir mapas na plataforma Google Maps, que indicam escolas públicas e privadas, centros de arte e cultura, bibliotecas, museus, teatros e centros universitários na região. Os resultados da pesquisa indicam a participação ativa dos estudantes em projetos com a sociedade ao seu entorno e também destaca como cada unidade escolar pode funcionar como um polo propulsor de redes de trabalho.

Biografia do Autor

Danilo Moreira Xavier, Escola de Comunicações e Artes/ Universidade de São Paulo - ECA/USP, São Paulo/SP, Brasil

Pesquisador e professor de artes. Doutorando em Artes Visuais (ECA-USP), mestre no Programa de Pós-graduação em Estudos Culturais (EACH-USP), bacharel e licenciado em Artes Visuais. 

Referências

BASTOS, Flávia Maria Cunha. O perturbamento familiar: uma proposta teórica para a arte/educação baseada na comunidade. In: BARBOSA, Ana Mae (org.). Arte/educação contemporânea: consonâncias internacionais. São Paulo: Cortez, 2010. P. 227-244.

CALLEGARO, Tânia. Ensino da arte na internet: contexto e pontuações. In: BARBOSA, Ana Mae(org.) Inquietações de mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2012, p. 155-167.

CASTELLS, M. A Sociedade em rede. 6 ed. São Paulo, SP: Paz e Terra, 2010.

COSTA, Fabíola Cirimbelli Búrrigo. Espaço estético do colégio de Aplicação da o UFSC: possibilidade de mediação cultural na escola. In: BARBOSA, Ana Mae; COUTINHO, Rejane Galvão. Arte/educação como mediação cultural e social. São Paulo: Editora UNESP, 2009, p. 237-259.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Rizoma: introducción. México: Premia, 1983.

FERRAZ, Maria Heloísa C. de; FUSARI, Maria F. de Rezende e. Metodologia do ensino de arte: fundamentos e proposições. São Paulo: Cortez, 2018.

FREIRE, P. F. Pedagogia do oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GOMEZ, M. V. Educação em rede: uma visão emancipadora. São Paulo: Cortez, 2004.

GOMEZ, M. V. Redes na educação. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 1, n. 2, p. 37-47, 2000.

IAVELBERG, Rosa. Arte/educação modernista e pós-modernista: fluxos na sala de aula. Porto Alegre: Penso, 2017.

INOJOSA, Rose Marie. Redes de compromisso social. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro: FGV, 33 (5), set./outubro de 1999, p. 115-141.

LANIER, Vincent. Devolvendo Arte à Arte-Educação. In: BARBOSA, Ana Mae (org.). Arte-educação: leitura no subsolo. São Paulo: Cortez, 2013, p. 68-84.

LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

MORAN, J. M. Como utilizar a Internet na educação. Relatos de Experiência, Ci. Inf. 26 (2), Maio 1997. Disponível em <https://doi.org/10.1590/S0100-19651997000200006>.Acesso em jun. 2023.

MOUSINHO, Patrícia; GUIMARÃES, Lila. Pensando em coletivos, pensando no coletivo: do ônibus às redes sociais. In: SILVA DE MELLO, Soraia; TRAJBER, Rachel (cood.). Vamos cuidar do Brasil: conceitos e práticas em educação ambiental na escola. Ministério da Educação, Coordenação Geral de Educação Ambiental: Ministério do Meio Ambiente, Departamento de Educação Ambiental: UNESCO, 2007, p. 177-185.

NUNES, Lucyene Lopes et al. Educação em rede: tendências tecnológicas e pedagógicas na sociedade em rede. Em rede, 2016, v. 3, n.2, pp. 197-212.

RICHTER, Ivone Mendes. Multiculturalidade e interdisciplinaridade. In: BARBOSA, Ana Mae(org.) Inquietações de mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2012, p. 95-104.

Downloads

Publicado

02.12.2024

Como Citar

Moreira Xavier, D. (2024). FORMAÇÃO DE REDES DE TRABALHO COM ARTE EDUCAÇÃO EM CONTEXTOS ESCOLARES. Revista Da FUNDARTE, 62(62), e1489. https://doi.org/10.19179/rdf.v62i62.1489

Artigos Semelhantes

<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.