CIRANDA DE SUJEITOS E DE AÇÕES

GIRANDO UM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CORAL INFANTOJUVENIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v61i61.1440

Palavras-chave:

Coral infantojuvenil, Extensão universitária, Interação dialógica

Resumo

Esse trabalho relata uma experiência de estruturação de um programa de extensão universitária, em instituições pertencentes à Educação Básica e ao terceiro setor, no âmbito de um curso de Licenciatura em Música. Após uma breve contextualização, são apresentados os fundamentos teóricos do trabalho, o conjunto de ações e sujeitos que as desenvolvem e uma análise dos aprendizados decorrentes da colaboração entre a universidade e a comunidade. O relato é concluído com uma autocrítica, que ressalta aspectos do programa a serem melhorados, a partir de ações que permitam a comunidade externa à universidade assumir um maior protagonismo e visibilidade acadêmica.

Biografia do Autor

Débora Andrade, Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ, São João del-Rei/MG, Brasil

Possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Mestrado em Música, Especialização em Educação Musical e Bacharelado em Regência (2004) pela Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais. Possui, também, experiência com o ensino de música (Maternal 3 ao 5º ano/9) e canto coral (5º ao 9º ano) na Educação Básica. Atualmente, é professora na área de Educação Musical/Regência de Coro Infantil do Curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal de São João del-Rei, onde coordena o "Programa Benke: corais infantojuvenis da UFSJ" (PROEX).

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Publicado

16.09.2024

Como Citar

Andrade, D., Vilela Domingues, C., & Vaz Gonçalves, L. (2024). CIRANDA DE SUJEITOS E DE AÇÕES: GIRANDO UM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CORAL INFANTOJUVENIL. Revista Da FUNDARTE, 61(61), e1440. https://doi.org/10.19179/rdf.v61i61.1440

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