INSTAURAR ESPAÇOS DE PARTILHA: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM ARTES VISUAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v61i61.1419

Palavras-chave:

Formação docente em artes visuais, espaços de partilha, arte/educação

Resumo

O presente artigo parte dos percursos docentes tramados na disciplina de Estágio Curricular em artes visuais, ensaia e repensa a formação inicial de arte educadores/as a partir da instauração de espaços de partilha. A escrita provoca compreender a formação docente como lugar praticado (CERTEAU, 2014) e desdobra-se sobre as docências que constituem-se pelo ato de partilhar, pelo contágio, pelo [com]tato. Sendo assim, com inspirações na A/R/Tográficas (IRWIN, 2013), propõe-se instaurar espaços de partilha como prática de metodologias outras. Assim, hooks (2017); Freire (1987); Nóvoa (2014); Pereira (2016) entre outros autores que aqui são trazidos, estão relacionados a este momento de instauração da troca e da trama que colaborativamente vão constituindo os saberes e a constituição de si docente. Em primeiro momento trata-se do espaço de patilha por meio das narrações de si e do diálogo, por fim, discorre sobre o caráter relacional e coletivo da arte/educação na perspectiva da formação estética.

Biografia do Autor

Lívia Lempek Trindade Monteiro, Universidade Federal de Pelotas - UFPel - Pelotas/RS, Brasil

Graduada em Artes Visuais Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Atual mestre no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU-FURG) e no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV-UFPel). http://lattes.cnpq.br/0103327585340069

Ursula da Rosa Silva , Universidade Federal de Pelotas - UFPel - Pelotas/RS, Brasil

Professora Titular da Universidade Federal de Pelotas, atuando nesta universidade desde 1995. Possui Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul (1988), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1992), Doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002) e Doutorado em Educação (UFPEL/2009). Atualmente é vice-reitora da UFPel, foi Diretora do Centro de Artes da UFPel, de 2013 a 2021. É professora do programa de Mestrado em Artes Visuais (UFPel), atuando na linha de Ensino da Arte e Educação Estética. Foi professora no Mestrado de Memória Social e Patrimônio Cultural (UFPEL), de 2007 a 2012, atuando na linha de Memória e Identidade. É líder do grupo de pesquisa: Caixa de Pandora: Estudos em Arte, gênero e Memória, junto ao CNPq. Desenvolve os projetos de pesquisa: A Caixa de Pandora- mulheres artistas e mulheres pensadoras no século XX, e Revisitando o ILA (1969-1989), Coordena o SIGAM: Simpósio Internacional sobre Gênero, Arte e Memória, que ocorre bienalmente em Pelotas (2008/2009/2011/2014/2016/2019). Coordenou o Projeto Arte na Escola (Pólo UFPEL) de 2010 a 2013. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Filosofia da arte e estética. Principais publicações como autora ou co-autora: A Linguagem Muda e o Pensamento Falante - sobre a filosofia da linguagem em Maurice Merleau-Ponty (EDIPUCRS, 1994); A História da Arte em Pelotas - a pintura de 1890 a 1980 (EDUCAT, 1996); Elementos de Estética (EDUCAT, 2004); Nelson Abott de Freitas e a Crítica das Artes Visuais (ED.UFPel, 2004); A Crítica de Arte em Ângelo Guido (Appris, 2011); Memórias e Perspectivas Contemporâneas da Arte/Educação no RS (Ed. UFPel. 2013); ebook Transgressões de Pandora: subjetividades e Polifonias (Ed. UFPel , 2018); A Arte de Arlnda Nunes (Ed. UFPel. 2019); Harly Couto: Arte como marca de vida (Ed. UFPel. 2020). 

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Publicado

16.09.2024

Como Citar

Lempek Trindade Monteiro, L., & da Rosa Silva , U. (2024). INSTAURAR ESPAÇOS DE PARTILHA: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM ARTES VISUAIS. Revista Da FUNDARTE, 61(61), e1419. https://doi.org/10.19179/rdf.v61i61.1419

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