A DESOBEDIÊNCIA COMUNAL ENTRE ARTE, FILOSOFIA E EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v60i60.1406

Palavras-chave:

Desobediência, Filosofia performática, Filosofia do comum, Arte e Educação

Resumo

No presente artigo, discuto acerca do comum em sua relação com filosofia, arte e educação. Para isso, na primeira seção, tento mostrar que o conceito de desobediência vai muito mais além do que uma mera contestação às leis vigentes, podendo ser compreendida, de forma mais ampla, como um modus existendi crítico e comunitário. Na segunda seção, adenso a discussão acerca do comum enquanto fundamento relacional e relato algumas atividades que realizei em um projeto de pesquisa nas áreas de Educação e Artes. Por fim, defendo a hipótese de que é possível praticar a desobediência a partir de um tipo de performance filosófica, que une sujeitos e distancia-se do individualismo digital contemporâneo.

Biografia do Autor

Leonardo Marques Kussler, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos, São Leopoldo/RS, Brasil

Graduado em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) (2012), Mestre em Filosofia (UNISINOS, Prosup/Capes, 2012-2014), Doutor em Filosofia (UNISINOS, Prosuc/Capes, 2014-2018), com estágio pós-doutoral (2019-2020) pela mesma instituição. Foi Pesquisador Visitante DCR FAPEPI/CNPq (2019-2021) na UFPI, onde desenvolveu outro projeto de pós-doutorado. Atualmente, realiza estágio pós-doutoral no PPGED da UERGS, unidades Osório (Educação) e Montenegro (Artes), 2022-2023. É revisor, consultor de língua portuguesa e tradutor (inglês) de periódicos e livros há mais de uma década, com ênfase em textos acadêmicos. Filiado ao GT Filosofia Hermenêutica (ANPOF) e membro da Hans-Georg Gadamer Research Society of Japan (ガダマー研究会). As áreas específicas contempladas em sua pesquisa, atualmente, são: Platão, Gadamer, Filosofia como modo de vida, Foucault, Ética, Filosofia Oriental (Escola de Kyoto), RPG (Role-Playing Game), Educação, Política, Arte e Design.

Referências

BARONE, T.; EISNER, E. W. Arts Based Research. Los Angeles: SAGE, 2012. DOI: https://doi.org/10.4135/9781452230627

BIRD, G. Containing community: from political economy to ontology in Agamben, Esposito, and Nancy. Albany: State University of New York Press, 2016. DOI: https://doi.org/10.1515/9781438461878

BRAMALL, S. Understanding philosophy in communities: the spaces, people, politics and philosophy of community philosophy. In: FULFORD, A.; LOCKROBIN, G.; SMITH, R. (eds.). Philosophy and community: theories, practices and possibilities. London; New York: Bloomsbury Academic, 2020. p. 3-14. DOI: https://doi.org/10.5040/9781350073432.0008

CADOGAN, L. Ayvu Rapyta: textos míticos de los Mbyá-Guarani del Guairá. Revista de Antropologia, v. 1, n. 1, p. 35-42, 1953. Disponível em: https://core.ac.uk/reader/268284800. Acesso em: 30 jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.11606/2179-0892.ra.1953.130577

CAPRA, C. L. Artes visuais e educação em associações vinculantes na formação docente. In: LOPONTE, L. G.; MOSSI, C. P. (eds.). Arteversa: arte, docência e outras invenções. São Paulo: Pimenta Cultural, 2023. p. 73-89. DOI: https://doi.org/10.31560/pimentacultural/2023.96283.4

CARPENTIER, C. L. New economics for sustainable development: attention economy. United Nations Economist Network, 2023.

DI CESARE, D. It is time for philosophy to return to the city. Journal of Continental Philosophy, v. 1, n. 2, p. 201-216, 2020. Disponível em: https://www.pdcnet.org/jcp/content/jcp_2020_0001_0002_0201_0216. Acesso em: jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.5840/jcp202121213

DUSSEL, E. Ética comunitária: liberta o pobre! Petrópolis: Vozes, 1986.

ESCOBAR, A. Autonomía y diseño: la realización de lo comunal. Popayán: Universidad del Cauca, 2016.

FOUCAULT, M. Vigiar e punir: nascimento da prisão. 20. ed. Petrópolis: Vozes, 1999.

______. Segurança, território, população: curso dado no Collège de France (1977-1978). São Paulo: Martins Fontes, 2008a.

______. Nascimento da biopolítica: curso dado no Collège de France (1978-1979). São Paulo: Martins Fontes, 2008b.

FULFORD, A. Philosophy, dialogue and the creation of community. In: FULFORD, A.; LOCKROBIN, G.; SMITH, R. (eds.). Philosophy and community: theories, practices and possibilities. London; New York: Bloomsbury Academic, 2020. p. 91-102. DOI: https://doi.org/10.5040/9781350073432.0013

GADAMER, H.-G. La educación es educarse. Barcelona: Paidós, 2000.

GARCÉS, M. Un mundo común. Barcelona: Bellaterra, 2013.

______. Filosofía inacabada. Barcelona: Galaxia Gutenberg, 2015.

______. Ciudad princesa. Barcelona: Galaxia Gutenberg, 2018.

GLARE, P. G. W. (ed.). Oxford Latin dictionary. 2. ed. Oxford: Oxford University Press, 2012.

GÓMEZ, F. DE P. El arte comunitario maya-zapatista como práctica compleja transdimensional desde la aesthesis decolonial. In: BOELCKE, N. A. A.; SUSUNAGA, O. F.; RABADÁN, A. O. (eds.). Lo estético en el arte, el diseño y la vida cotidiana. Ciudad de México: Universidad Autónoma Metropolitana, 2021. p. 277-298. DOI: https://doi.org/10.24275/uama.7049.9002

GROS, F. Desobedecer. São Paulo: Ubu Editora, 2018.

HAN, B.-C. La sociedad del cansacio. Barcelona: Herder, 2012.

______. La desaparición de los rituales: una topología del presente. Barcelona: Herder, 2020.

HEIDEGGER, M. Construir, habitar, pensar. In: Ensaios e conferências. 8. ed. Petrópolis; Bragança Paulista: Vozes; Editora Universitária São Francisco, 2012. p. 125-141.

HESIOD. Theogony, Works and Days, Testimonia. Cambridge; London: Harvard University Press, 2006. DOI: https://doi.org/10.3998/mpub.162385

IRWIN, R. L. Becoming A/r/tography. Studies in Art Education, v. 54, n. 3, p. 198-215, 2013. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ1039365. Acesso em: 30 jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.1080/00393541.2013.11518894

KEMPTON, B. Wabi Sabi. Rio de Janeiro: Best Seller, 2018.

KRENAK, A. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

KUSSLER, L. M. Arquitetura hostil e hermenêutica ética. Geograficidade, v. 11, p. 16-25, 2021. Disponível em: https://periodicos.uff.br/geograficidade/article/view/29463/29564. Acesso em: 30 jan. 2024.

KUSSLER, L. M.; CAPRA, C. L. Filosofia e educação em práticas poéticas desobedientes no obedienceno. Revista Apotheke, v. 9, n. 3, p. 50-74, 2023. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/23891/16581. Acesso em: 30 jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.5965/24471267932023050

KUSSLER, L. M.; PINTO, E. D. L. Antígona: entre o direito natural e o direito positivado. Revista Diálogos do Direito, v. 5, n. 8, p. 59-73, 2015. Disponível em: https://ojs.cesuca.edu.br/index.php/dialogosdodireito/article/view/866. Acesso em: 30 jan. 2024.

LEAVY, P. Method meets art: arts-based research practice. 2. ed. New York; London: The Guilford Press, 2015.

LIDDELL, H. G.; SCOTT, R. A Greek-English Lexicon. 9. ed. Oxford: Clarendon Press, 1996.

MURPHY, J. W. Community-based interventions: philosophy and action. New York: Springer New York, 2014. DOI: https://doi.org/10.1007/978-1-4899-8020-5

SÓFOCLES. Antígona. Porto Alegre: L&PM, 1999.

STERN, J. A philosophy of schooling: care and curiosity in community. Cham; London: Springer International Publishing; Palgrave Macmillan, 2018. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-319-71571-1

THOREAU, H. D. Walden and Civil Disobedience. New York: Norton & Company Inc., 1966.

Downloads

Publicado

08.08.2024

Como Citar

Kussler, L. M. (2024). A DESOBEDIÊNCIA COMUNAL ENTRE ARTE, FILOSOFIA E EDUCAÇÃO. Revista Da FUNDARTE, 60(60), e1406. https://doi.org/10.19179/rdf.v60i60.1406

Edição

Seção

Dossiê Artes, Comunidades e Educação- ARTIGO

Artigos Semelhantes

<< < 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)