COMPUTAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v61i61.1388

Palavras-chave:

BNCC Computação, Pedagogia, Educação Infantil

Resumo

Este trabalho apresenta um estudo de caso sobre a formação inicial de um grupo de licenciandos em Pedagogia. Tem como objetivo conhecer as lacunas conceituais dos graduandos em relação à BNCC Computação da Educação Infantil. Igualmente, apresenta a experiência da construção de projetos de ensino utilizando o ScratchJr. Observou-se que a maioria dos alunos, inicialmente, compreendia o conceito de “cultura digital”, contudo, em relação aos termos “mundo digital” e “pensamento computacional”, desconhecia os seus significados. Outro resultado relevante está relacionado ao fato de que os licenciandos perceberam que algumas atividades já realizadas com as crianças nas rotinas escolares, porém, sem a intencionalidade pedagógica, estão previstas nas diretrizes curriculares da BNCC Computação.

Biografia do Autor

Fabrício Soares, Uergs/ UFRGS

é doutorando em Informática na Educação do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação - PGIE da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Possui graduação em Matemática (licenciatura) e especialização em ensino da Matemática pela Faculdade Cenecista de Osório - FACOS e mestrado em Sistemas e Processos Industriais (área de Engenharia de Produção) pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. Atuou como professor da Educação básica, no Ensino Fundamental, de 4ª a 8ª série. É Professor Assistente da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS, Unidade de Cruz Alta. Coordena e desenvolve projetos de pesquisa e extensão na área de educação matemática e tecnologias da educação, na formação de professores em informática educativa, em cursos direcionados a professores da educação básica. também foi orientador de estágio no curso de Pedagogia e professor do curso de Ciências e Tecnologia de Alimentos. Atualmente, está cedido à SEDUC/RS, onde exerce a função de Coordenador Regional de Educação da 11ª CRE com sede em Osório/RS.

Patrícia Fernanda da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

possui graduação em Ciências Exatas com habilitação integrada em Matemática, Física e Química pelo Centro Universitário Univates (2010); Mestre em Ensino de Ciências Exatas (2013); Doutora em Informática na Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2017) e Pós-Doutora pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2021). Atua como professora adjunta no Departamento de Estudos Especializados da Faculdade de Educação (Faced) e do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (PPGIE) no Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Desenvolve pesquisas sobre a eficácia do uso de ambientes virtuais, laboratórios reais e virtuais por adolescentes nas disciplinas de Ciências e Matemática.

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Publicado

16.09.2024

Como Citar

Soares, F., & Fernanda da Silva, P. (2024). COMPUTAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE. Revista Da FUNDARTE, 61(61), e1388. https://doi.org/10.19179/rdf.v61i61.1388

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