FABULAÇÕES POSSÍVEIS EM TEMPOS DE OPACIDADE

O LÓCUS EDUCATIVO DE UMA EXPOSIÇÃO DE ARTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v59i59.1342

Palavras-chave:

Arte e educação, Exposição, Ação Educativa em Museus;

Resumo

A partir da exposição de Arte Contemporânea “em tempos de opacidade” realizado com obras do acervo do MAC – PR/Museu de Arte Contemporânea do Paraná que ocorreu na cidade de Maringá – PR, nasceu um deslocamento para ações educativas pensadas para conectar e aproximar as pessoas em torno de um debate urgente e também novo para o contexto local. Com a exposição, a ação educativa toma conta dos espaços e movimenta toda uma estrutura para que as obras sejam acionadas e ativadas a partir da constituição de um pensamento crítico, livre e disposto diante das complexidades que cercam nosso mundo e nossa vida cotidiana. Trazemos aqui o caminho percorrido, pensado e orquestrado para que arte e educação trabalhassem simultaneamente.

Biografia do Autor

Cleberson Diego Gonçalves Maddox, Universidade Estadual de Maringá - UEM, Maringá, PR/Brasil

Cleberson Diego Gonçalves ou nome social Maddox. Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Maringá - UEM. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá - UEM. Especialista em Gênero e Diversidade na Escola pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Especialista em Metodologia do Ensino da Arte pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras FACEL. Graduado em Artes Visuais pela Fundação Vizinhança Vale do Iguaçu (bolsista PROUNI). Professor Assistente do Departamento de Teoria e Prática da Educação da Universidade Estadual de Maringá - UEM. Atua nas linhas de arte decolonial, subjetividades e Sexualidade no grupo de pesquisa NUDISEX - Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Diversidade Sexual, e atua em Estéticas decoloniais, poéticas subversivas, dissidências e decolonização do pensamento no grupo DOBRA - grupo de pesquisa em arte, subjetividade, educação e diferença. Desde 2009 tem experiência docente na Educação Infantil e séries Iniciais, séries Finais e Ensino Médio, tendo atuado na rede Municipal e Estadual de Ensino do Paraná.

Roberta Stubs, Universidade Estadual de Maringá - UEM, Maringá, PR/Brasil

Artista, pesquisadora e psicóloga com doutorado em psicologia com ênfase em arte, gênero e produção de subjetividade pela UniversidadeEstadual Paulista (Unesp) de Assis. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (2005), especialização em Saúde Mental e mestrado em História da Educação pela mesma instituição. Líder do DOBRA -Grupo de Pesquisa em Arte, Subjetividade, Educação e Diferença. Professora do curso de Artes Visuais da Universidade Estadual de Maringá. Com trabalhos em fotografia, vídeos, instalações e objetos, a artista tem explorado temas como o corpo, o tempo, a memória, o vazio e o transbordamento subjetivo. Possui experiência na área de psicologia, arte contemporânea e gênero, com ênfase em processos de subjetivação na contemporaneidade e políticas inventivas da vida

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Publicado

19.06.2024

Como Citar

Diego Gonçalves Maddox, C., & Stubs, R. (2024). FABULAÇÕES POSSÍVEIS EM TEMPOS DE OPACIDADE: O LÓCUS EDUCATIVO DE UMA EXPOSIÇÃO DE ARTE. Revista Da FUNDARTE, 59(59), e1342. https://doi.org/10.19179/rdf.v59i59.1342

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