Os “KAGE BUNSHIN NO JUTSU” DE NARUTO E OUTRAS POÉTICAS AUDIOVISUAIS NA ESCOLA

EXPERIÊNCIAS, MEMÓRIAS E CRIATIVIDADE NA RELAÇÃO COM OS DESENHOS ANIMADOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v59i59.1305

Palavras-chave:

Naruto; Animação; Criatividade; Desenho; Criança; Arte/Educação.

Resumo

Mais do que nunca, as propostas de ensino da Arte em sala de aula na atualidade devem seguir uma estreita relação com produções audiovisuais diversas, não somente no fazer em si, mas em sua leitura, contextualização e apropriação imagética por parte do Arte/Educador e de seus estudantes. Com isso, o presente artigo, a partir de produções gráficas e pictóricas de um estudante do pesquisador (que ora podem ser confundidas com um ensaio poético e/ou ensaio visual), pretende propor um passeio sobre o texto e as imagens dispostas com uma reflexão estendida que privilegie o olhar às produções audiovisuais, especificamente e principalmente animações como Naruto, enquanto arcabouço criativo que estende as experiências de seus espectadores para além das vivenciadas cotidianamente, pautando-se não somente na realidade, conformando memórias e impulsionando ações criativas.  Trata-se de uma abordagem baseada em pesquisa bibliográfica, audiovisual e de campo, com o acervo de desenhos coletados um pouco mais de dois anos pelo pesquisador.

Biografia do Autor

Isac Chateauneuf, Faculdade de Educação da USP - SP/Brasil

Conhecido artisticamente como Isac Chateauneuf, Isac dos Santos Pereira é Doutorando em Educação pela USP, na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e em Comunicação Audiovisual e Mestre pela Universidade Anhembi Morumbi – UAM, com pesquisa sobre Naruto na sala de aula. Pesquisador no grupo de pesquisa GPARTEDU: Grupo de Pesquisa Arte na educação, na formação de professores e no currículo escolar, coordenado pela professora doutora Rosa Iavelberg. Especialista em Arte/Educação: teoria e prática, pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - ECA/USP. Especialista em Neurociências Aplicada à Educação pela Universidade Anhembi Morumbi -UAM. Licenciado em Artes visuais pela Faculdade Paulista de Arte -FPA. Professor atuante de Arte no Ensino Fundamental I da rede Municipal de São Paulo, na Emef Paulo Setúbal. E-mail: isacsantos02@hotmail.com.  Conhecimentos básicos em órgão eletrônico, teclado e Violino. Atua no componente Arte com ênfase em pesquisa nos temas História da Arte/Educação Modernista,Pós-modernista/contemporânea e sua interlocução com a comunicação audiovisual, Arte na Educação Escolar, Animações, desenhos e pintura infanto-juvenis feitas nas aulas de Arte. Atualmente, também participa do grupo de estudos de professores ativos na educação paulista, com reflexões e publicações de livros sobre Arte/educação e Educação em geral no sistema escolar contemporâneo. Direciona e organiza os livros pela Editora Livro Alternativo. Criador e autor principal dos textos da Coluna Catalog Art: Naveg'Ações de Estudantes, da revista Primeira Evolução, onde publica desenhos e pinturas de estudantes do fundamental I com reflexões prático-teóricas diversas.

 

 

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Publicado

19.06.2024

Como Citar

Chateauneuf, I. (2024). Os “KAGE BUNSHIN NO JUTSU” DE NARUTO E OUTRAS POÉTICAS AUDIOVISUAIS NA ESCOLA: EXPERIÊNCIAS, MEMÓRIAS E CRIATIVIDADE NA RELAÇÃO COM OS DESENHOS ANIMADOS. Revista Da FUNDARTE, 59(59), e1305. https://doi.org/10.19179/rdf.v59i59.1305

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