ATENÇÃO PERFORMATIVA COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE TEATRO

Autores

  • Igor Passos UnB - Doutorando
  • Gilberto Icle Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS - Professor Associado

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v56i56.1216

Palavras-chave:

pedagogia do teatro, atenção performativa, performance e educação

Resumo

O artigo trata da atenção performativa como recurso por intermédio do qual professores e professoras de teatro da Educação Básica solucionam as dificuldades do cotidiano escolar. Apresenta-se a pesquisa realizada com entrevistas semiestruturadas com seis professores/as do Distrito Federal, no Brasil. Propõe-se a atenção performativa como possibilidade de ressignificação do espaço escolar. Debate-se os conceitos de professor-performer e estudante-performer no intuito de mostrar as possibilidades de horizontalidade e criação da atenção performativa. Por fim, defende-se a atenção performativa como dispositivo para a solução de problemas e para a criação em teatro na escola.

Biografia do Autor

Igor Passos, UnB - Doutorando

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade de Brasília.

Gilberto Icle, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS - Professor Associado

professor associado no Departamento de Ensino e Currículo e professor permanente no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É, também, professor permanente no Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade de Brasília.

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Publicado

31.08.2023

Como Citar

Passos Pires, I., & Icle, G. (2023). ATENÇÃO PERFORMATIVA COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE TEATRO. Revista Da FUNDARTE, 56(56), 1–19. https://doi.org/10.19179/rdf.v56i56.1216

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