EDUCAÇÃO TEATRAL E O USO DA COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA

UMA PROPOSTA PARA CRIANÇAS COM AUTISMO

Autores

  • Lucas Wendel Silva Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE https://orcid.org/0000-0001-7831-2360
  • Erica Daiane Ferreira Camargo UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
  • Rosana Carla dp Nascimento Givigi UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v55i55.1211

Palavras-chave:

Teatro, Autismo, Comunicação Alternativa

Resumo

A linguagem teatral constitui um campo artístico de diferentes códigos e técnicas. O ensino de teatro é um grande desafio e quando se fala de Teatro de Animação, e no contexto da inclusão, percebe-se que há uma lacuna no conhecimento. Este trabalho tem como objetivo compreender como o teatro e os jogos teatrais podem contribuir para o desenvolvimento da comunicação da pessoa com autismo. Metodologicamente, foi utilizada a pesquisa-ação no contexto da arte-educação.  Foi realizada de fevereiro de 2019 a outubro de 2020, semanalmente, integrando um total de 47 encontros, com dois meninos com autismo. Para a efetivação da pesquisa, os instrumentos foram a observação participante e a intervenção com jogos teatrais. Como resultados destacam-se: os bonecos, fantoches, dedoches, sombras e/ou objetos podem oportunizar a crianças com autismo novas formas de lidar com o mundo e a matéria concreta; é necessária a adaptação de abordagens, estratégias e métodos, para que o professor de teatro trabalhe com o aluno com deficiência; a Comunicação Alternativa Ampliada foi fundamental para o processo de interação e aprendizagem dos alunos com autismo; a construção de um protagonismo artístico das crianças com autismo; os corpos dessas crianças se revelaram como um dos veículos de comunicação e identidades. Conclui-se que é possível vincular o ensino de Teatro de Animação com a Comunicação Alternativa e Ampliada para o trabalho com crianças com autismo, promovendo a inclusão no universo da arte.

Biografia do Autor

Lucas Wendel Silva Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Universidade Federal de Sergipe (UFS), Aracaju – SE - Brasil. Doutorando do Programa de Pós Graduação em Educação– PPGED. ID Lattes: 4792050339716051. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7831-2360 E-mail: lucaswendel@academico.ufs.br

Erica Daiane Ferreira Camargo, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Universidade Federal de Sergipe (UFS), Aracaju – SE - Brasil. Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação– PPGED. ID Lattes: 9786776984534232. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0329-5599  E-mail: ericaadfc@gmail.com

Rosana Carla dp Nascimento Givigi, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Profa.Associada do curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal de    Sergipe/UFS.

 Profa. do Programa de Pós-Graduação em Educação/ UFS. 

 Grupos de pesquisa: Grupo de Estudos e Pesquisa em Linguagem e   Comunicação Alternativa (Gepelc)

Referências

CANSI, Lislaine Sirsi. Sobre a proposição de uma prática pedagógica do sujeito nomeado como artista-professor. Revista da Fundarte, Montenegro, v. 45, n. 45, p. 1-14, 2021. DOI: 10.19179/2319-0868/777.

DUMAS, Alexandra Gouvêa et al. Educação e Artes Cênicas: interfaces contemporâneas. Rio de Janeiro: Wak Editira, 2013.

FIGUEIREDO, Ricardo Carvalho de. A formação do Professor-Artista: uma reflexão sobre Arte-Educação. In: SIMPÓSIO DE FORMAÇÃO E PROFISSÃO DOCENTE, 2005, Mariana. Anais... Ouro Preto: UFOP, 2005.

FORTIN, Sylvie; GOSSELIN, Pierre. Considerações metodológicas para a pesquisa em arte no meio acadêmico. ARJ, v. 1/1, p. 1-17, jan./jun. 2014.

LUFT, Evandro Hahn; BERSELLI, Marcia. O ator-criador no teatro pós-dramático: Abordagens sobre a atuação contemporânea. Revista da Fundarte, Montenegro, v. 49, n. 49, 2022. DOI: 10.19179/rdf.v49i49.842. Disponível em: https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/842. Acesso em: 10 fev. 2023.

MEDINA, Alice Maria Corrêa. Sobre histórias corporais: Do corpo narrado ao corpo realizado, mas de que corpo se está falando? Revista da Fundarte, Montenegro, v. 52, n. 52, 2022. DOI: https://doi.org/10.19179/rdf.v52i52.1166.

OLIVEIRA, Felipe Henrique Monteiro. Corpos diferenciados na cena: do Freak Show ao Teatro Contemporâneo. Revista Cena em Movimento, n. 3, 2013.

PASSERINO, Liliana Maria; BEZ, Maria Rosangela. Comunicação alternativa: mediação para uma inclusão a partir do SCALA [recurso eletrônico]. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, 2015.

REIS, Anna Cecília de Alencar; SANTOS, Emerson Izidoro dos; PIASSI, Luis Paulo de Carvalho. Teatro de bonecos: proposta lúdico-investigativa na articulação de temáticas sociocientíficas na escola. Móin-Móin – Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, v. 1, n. 20, p. 104-122, 2019. DOI: https://doi.org/10.5965/2595034701202019104.

SANTOS, Régia Vidal; MACEDO, Eunice; MAFRA, Jason Ferreira. Autismo na escola: da construção social estigmatizante ao reconhecimento como condição humana. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 103, p. 466-485, 2022. DOI: https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.103i264.5108.

SILVA, Claudio Nei Nascimento da; GOMES, Karla Viviane Veloso. A relação surdo-ouvinte e seu impacto na inclusão de estudantes surdos: um estudo a partir da percepção dos intérpretes de libras. Revista Educação, Artes e Inclusão, v. 14, n. 3, p. 60-81, jul./set. 2018.

SOEIRO, José – “O Teatro não chega? Uma reflexão sobre arte, inclusão e transformação política”. In: PINTO, Luísa; PALINHOS, Jorge; CABRAL, Ivam (ed.). Arte inclusiva? Quem inclui quem? Porto: CEAA/ESAP-CESAP, 2021, p. 81-93.

SOUZA, Thalita Emanuelle de. Reflexões sobre a escola: Relatos de uma professora de arte. Revista da Fundarte, Montenegro, v. 50, n. 50, 2022. DOI: 10.19179/rdf.v50i50.1104. Disponível em: https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/1104. Acesso em: 10 fev. 2023.

Downloads

Publicado

27.06.2023

Como Citar

Santos, L. W. S., Camargo, E. D. F., & Givigi, R. C. dp N. (2023). EDUCAÇÃO TEATRAL E O USO DA COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA: UMA PROPOSTA PARA CRIANÇAS COM AUTISMO. Revista Da FUNDARTE, 55(55). https://doi.org/10.19179/rdf.v55i55.1211

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.