FORMAÇÃO DOCENTE

MOVIMENTOS, NARRATIVAS DE SI E LEMBRANÇAS DE BOLSISTAS DE UM SUBPROJETO PIBID/MÚSICA

Autores

  • Maria Cecilia de Araujo Rodrigues Torres Centro Universitário Metodista IPA

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v56i56.1153

Palavras-chave:

Narrativas de si. Estudos (auto)biográficos. PIBID/Música

Resumo

Este relato de experiência tem o objetivo de apresentar narrativas de si de bolsistas de um subprojeto PIBID/Música e de dialogar com colegas da área que atuaram e atuam como professores e/ou coordenadores de subprojetos PIBID em diferentes contextos escolares, no sentido de pensarmos as práticas pedagógicas musicais planejadas e realizadas nestes espaços no processo de formação docente. Foram selecionadas narrativas de Edelvais, Erva-doce e Azaléia, três bolsistas de iniciação à docência, que vão compondo uma teia de narrativas imbricadas com vivências/experiências docentes. O referencial teórico que subsidia estas reflexões está ancorado em autores dos campos da pesquisa (auto)biográfica, educação e educação musical tais como Passeggi, Bragança, Larrosa, Abreu, dentre outros.

Biografia do Autor

Maria Cecilia de Araujo Rodrigues Torres, Centro Universitário Metodista IPA

Docente aposentada do Centro Universitário Metodista IPA. Possui mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1995), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e doutorado Sandwiche- na University of Queensland/School of Education/Au (2003), sob a orientação do Prof. Allan Luke. Desde 1997 é pesquisadora do grupo EMCO - Educação Musical e Cotidiano da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, PPGMúsica-UFRGS (CNPq), sob a coordenação da profa. Dra. Jusamara Souza. Atuou como educadora musical na escola de educação básica por mais de 20 anos na educação infantil e ensino fundamental. Foi coordenadora do Curso de música - Licenciatura do Centro Universitário Metodista IPA (desde janeiro de 2011 a janeiro de 2014) e atuou como professora do curso de música do Centro Universitário Metodista IPA desde 2008 até julho de 2019. Entre 2003 e 2008 foi professora e coordenadora de Ensino dos Cursos de Pedagogia da Arte (Fundarte/UERGS) Montenegro . Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Educação musical, atuando principalmente nos seguintes temas: educação musical, atividades musicais, formação inicial e continuada de professores, arteterapia na educação e identidades musicais com narrativas de si e pesquisa (auto)biográfica. Foi Editora da Revista da ABEM (Associação Brasileira de Educação Musical) nas gestões 2005-2007 e 2009-2011.e presidente do Conselho editorial da ABEM nas gestões 2007-2009 e 2011-2013. Foi coordenadora do Subprojeto Música do Projeto PIBID-IPA-CAPES de agosto de 2012 a julho de 2017. Foi coordenadora Institucional do PIBID/CAPES/IPA de julho de 2017 a fevereiro de 2018. Professora convidada dos grupos de Pesquisa GEMAB/Grupo de Pesquisa Educação Musical Escolar e Autobiografia( UnB/CNPq) e NARRAMUS (PPGEDU/UFSM).

Referências

ABREU, D. V.; MUNHOZ, S. C. O PIBID como espaço de formação, memórias e narrativas de coordenadoras da UnB. In: VICENTINI, P. P., CUNHA, J. L. & CARDOSO L. M. (Org.). Experiências formativas e práticas de iniciação à docência. Curitiba: Editora CRV,2016.

ALMEIDA, J.. LOURO, A. L. Biografia Músico-Educativa: aspectos teóricos metodológicos. Revista da ABEM, v. 27, n. 42, 2019. DOI: https://doi.org/10.33054/ABEM2019a4205

Antunes, B. A., Fernandez, C. C., Haas, E., Claudio, F. P., Gularte, J. L., Junior, S., & Torres, MCA. Observações, planejamentos e práticas musicais de um grupo de bolsistas PIBID-Música: entre reflexões e ações na Escola. Revista Da FUNDARTE, (29), P. 34–49, 2015.

BRAGANÇA, I. F. Pesquisa-formação e histórias de vida de professoras brasileiras e portuguesas: reflexões sobre tessituras teórico-metodológicas. Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 2, n. 2, p. 37-48, ago./dez. 2009.

DELORY-MOMBERGER, C.. A condição biográfica – ensaios sobre a narrativa de si na modernidade avançada. Natal: EDUFRN, 2012

GARBOSA, L. W.. Narrativas (auto)biográficas e formação docente: o PIBID como dispositivo grupal de formação docente. In: VICENTINI, P. P., CUNHA, J. L.& CARDOSO, L. M. (Orgs.). Experiências formativas e práticas de iniciação à docência. Curitiba: Editora CRV, 2016.

GUMS, L. M. A Formação de Licenciandos em Música: Perspectivas dos alunos bolsistas sobre a participação no PIBID. In: SCHAMBECK, R. F.; FIGUEIREDO, S. L. & BEINEKE, V. (Orgs.). Processos e práticas em Educação Musical. Belo Horizonte: Fino Traço, p.87-100, 2019.

LARROSA, J. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação. n.19, Jan/Fev/Mar/Abr, 2002.

MAFFIOLETTI, L. A.; ABRAHÃO, M. H. Significações acerca de si mesmo por meio das narrativas sobre a experiência musical. Currículo sem Fronteiras, v. 16, n. 1, p. 42-58, jan./abr. 2016.

MELLO, I. S.; AGUIAR, F. M.; SANTOS, J. B.; OLIVEIRA, L. P.; BITTENCOURT, M. A. & FRANZONI, T. M. O que é escrita performativa? DAPesquisa, Florianópolis, vol.15, p.01-24, out.2020. DOI: https://doi.org/10.5965/1808312915252020e0015

NOVOA, A.; FINGER, M. O Método (auto)biográfico e a formação. São Paulo:Paulus; Natal: EDUFRN, 2010.

PASSEGGI, M. da C.; SOUZA, E. C.; VICENTINI, P. P. Entre a vida e a formação: pesquisa(auto) biográfica, docência e profissionalização. Educação em Revista, v. 34, n. 2, p. 369-386, maio/ago, 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-46982011000100017

PASSEGGI, M. da C. Reflexividade Narrativa e Poder Auto(trans)formador. Práxis Educacional, [S. l.], v. 17, n. 44, p. 1-21, 2021. DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i44.8018

PASSEGGI, M. da C. A experiência em formação. Educação, Porto Alegre, v. 34, n. 2, p. 147-156, maio/ago. 2011.

SOUZA, E. C.; PASSEGGI, M. da C. (Orgs.). (Auto)biografia: formação, territórios e saberes. Natal: EDUFRN/São Paulo: Paulus, 2008.

Publicado

31.08.2023

Como Citar

Torres, M. C. de A. R. (2023). FORMAÇÃO DOCENTE: MOVIMENTOS, NARRATIVAS DE SI E LEMBRANÇAS DE BOLSISTAS DE UM SUBPROJETO PIBID/MÚSICA. Revista Da FUNDARTE, 56(56), 1–17. https://doi.org/10.19179/rdf.v56i56.1153

Edição

Seção

Relato de Experiência

Artigos Semelhantes

<< < 23 24 25 26 27 28 29 30 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.