ASPECTOS SUBJETIVOS EM LEONILSON

algumas possibilidades de análise

Autores

  • Matheus de Abreu Universidade Federal de Pelotas/Universidade Aberta do Brasil
  • Barbara Nogueira Universidade Federal de Pelotas/Universidade Aberta do Brasil

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v49i49.1066

Palavras-chave:

Leonilson, Artes visuais, Subjetividade, Semiótica discursiva

Resumo

O artigo propõe-se a analisar três obras do artista visual Leonilson, explorando procedimentos da semiótica discursiva, a fim de compreender como se articulam os elementos do plano da expressão e do plano do conteúdo no desenho We look to the left (1989), na pintura Leo não consegue mudar o mundo (1989) e no desenho Converso no seio do Cristo (1993). Buscou-se ainda observar e identificar os aspectos marcantes da produção artística de Leonilson e apresentar breve contextualização sobre a semiótica discursiva. Ao final, concluiu-se que a semiótica discursiva pode contribuir para interpretações mais abrangentes de obras de artes visuais.  

Biografia do Autor

Barbara Nogueira, Universidade Federal de Pelotas/Universidade Aberta do Brasil

Graduada em jornalismo pela Universidade de Cruz Alta - Unicruz.

Referências

CASSUNDÉ, Carlos Eduardo Bitu; RESENDE, Ricardo; MACIEL, Maria Esther. Leonilson: sob o peso dos meus amores. Porto Alegre: Fundação Iberê Camargo, 2012.

D’ÁVILA, Caroline Maria Gurgel. Presente ausência: escrevendo o corpo com Leonilson. 2014. Disponível em: http://www.artes.uff.br/dissertacoes/2014/2014-caroline-davila.pdf. Acesso em: 18 de junho de 2021.

DISCINI, Norma; TEIXEIRA, Lúcia. Leitura do mundo. São Paulo: Editora do Brasil, 1999.

LAGNADO, Lisette. O pescador de palavras. In: LAGNADO, Lisette, São Paulo: DBA Artes Gráficas, 1998.

LEDUR, Rejane Reckziegel; LERM, Ruth Rejane Perleberg. Semiótica e ensino de artes visuais. Revista GEARTE, Porto Alegre, v. 5, n. 1, p. 8-14, jan./abr. 2018. DOI: https://doi.org/10.22456/2357-9854.82456

MELLO, Patricia Gomes de; ALMEIDA, Maria de Fátima. Semiótica discursiva: uma análise do filme Lion: uma jornada para casa. Miguilim – Revista Eletrônica do Netlli, Crato, v. 8, n. 1, p. 42-56, jan.-abr. 2019. DOI: https://doi.org/10.47295/mgren.v8i1.1808

PIETROFORTE, Antonio Vicente. Semiótica visual: os percursos do olhar. São Paulo: Contexto, 2004.

RESENDE, Ricardo. Em busca de comunicação. In: CASSUNDÉ, Carlos Eduardo Bitu; RESENDE, Ricardo; MACIEL, Maria Esther. Leonilson: sob o peso dos meus amores. Porto Alegre: Fundação Iberê Camargo, 2012.

RICCIOPPO, Carlos Eduardo. Leonilson: uma questão de escala. 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ars/a/MsXsZqnrckx7yVVhWYb69cF/?lang=pt. Acesso em: 10 de junho de 2021.

SANTAELLA, Lucia; NÖTH, Winfried. Comunicação e semiótica. São Paulo: Hacker Editores, 2004.

SANTOS, Lauer Alves Nunes dos. Semiótica, arte e imanência. In: FECHINE, Yvana et al. (orgs.), Sâo Paulo: Estação das Letras e das Cores, 2014.

Downloads

Publicado

03.06.2022

Como Citar

de Abreu, M., & Nogueira, B. . (2022). ASPECTOS SUBJETIVOS EM LEONILSON: algumas possibilidades de análise . Revista Da FUNDARTE, 49(49). https://doi.org/10.19179/rdf.v49i49.1066

Artigos Semelhantes

<< < 40 41 42 43 44 45 46 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.