EDUCAÇÃO MUSICAL: CONSTRUÇÃO DE POLÍTICA PÚBLICA PARA A INSERÇÃO DA MÚSICA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CIDREIRA/RS

Autores

  • Marcos Cardoso Purin Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs)
  • Cristina Rolim Wolffenbüttel Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs)

Palavras-chave:

Palavras-chave, Música na escola, Legislação, Abordagem do Ciclo de Políticas.

Resumo

Resumo: O artigo apresenta aspectos da dissertação em andamento que tem como objetivo investigar o ensino de música em escolas da Rede Municipal de Ensino de Cidreira/RS. O lócus deste estudo teve como referência a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Cidreira/RS. A metodologia pressupõe a utilização da abordagem qualitativa (TRIVIÑOS, 1987; OLIVEIRA, 1997; LAVILLE; DIONE, 1999), através do método da pesquisa documental (GIL, 2002, 2008; CELLARD, 2008), tendo como base documentos da rede municipal investigada. A técnica para a coleta dos dados será obtida através de coleta de documentos (LÜDKE; ANDRÉ, 2013). A análise dos dados será feita com base na análise de conteúdo (BARDIN, 2006). Este estudo tem como referencial teórico conceitos de Kraemer (2000), Bastian (2000), Swanwick (2003), Veiga (1998, 2003), Monfredini (2002), Gandin (2006), Wolffenbüttel (2009), Revel (1998) e Brandão (2008). No âmbito das políticas públicas educacionais, são utilizados conceitos de Mainardes (2006), Bowe, Ball e Gold (1992) e Ball (1994).

Biografia do Autor

Marcos Cardoso Purin, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs)

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação do Mestrado Profissional pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, PPGED/MP - Uergs, Osório/RS (2020). Especialista em Administração Escolar, Supervisão e Orientação pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci, Indaial/SC (2013). Graduado no curso de Licenciatura Plena em Música pelo Centro Universitário Metodista do Sul, IPA, Porto Alegre/RS (2009). Integrante do Grupo de Pesquisa Educação Musical: Diferentes Tempos e Espaços (Grupem), Universidade Estadual do Rio Grande do Sul / Uergs. Atua principalmente com temas relacionados a docência no ensino de arte com ênfase nos anos finais do ensino fundamental. No campo do ensino de música, desenvolve os seguintes trabalhos: Regente de Bandas musicais, marciais, fanfarras, canto coral, arranjador, multi-instrumentista de sopros, teclas, cordas, percussivos e oficinas relacionadas ao assunto.

Cristina Rolim Wolffenbüttel, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs)

Pós-Doutora, Doutora e Mestre em Educação Musical pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especialista em Informática na Educação - Ênfase em Instrumentação, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Licenciada em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Coordenadora do Curso de Especialização em Educação Musical na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Unidade em Montenegro. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Coordenadora da Linha 2, Artes em Contextos Educacionais do PPGED-MP/Uergs. Orientadora de bolsistas de iniciação científica e extensão em Música, Artes e Literatura, pelo CNPq, FAPERGS e UERGS. Líder dos Grupos de Pesquisa Educação Musical: Diferentes Tempos e Espaços (Grupem) e Arte: Criação, Interdisciplinaridade e Educação (ArtCIEd), registrados no CNPq e certificados pela UERGS. Diretora Regional Sul da Associação Brasileira de Educação Musical. Membro do Comitê Assessor de Artes e Letras da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (FAPERGS). Integrante da Comissão Gaúcha de Folclore e da Fundação Santos Herrmann. Recebeu o Prêmio Jovem Pesquisador, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 1988, com a pesquisa Acalantos, orientada pela Prof.ª Dr.ª Rose Marie Reis Garcia, com o objetivo de resgatar como cantigas de ninar. Em 2010 recebeu o Prêmio Betinho Atitude Cidadã, do Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida (COEP), um reconhecimento às ações em música, desenvolvidas nas escolas de Porto Alegre, potencializando o COEP, na luta contra a fome e pela promoção da cidadania. Recebeu, em 2011, a Medalha Dante de Laytano, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à preservação, promoção, pesquisa e defesa do folclore e das manifestações culturais populares no Rio Grande do Sul. Em 2013, recebeu o Troféu Mulher Gaúcha, da Secretaria de Políticas para as Mulheres/SPM-RS, pelo conjunto da obra nas pesquisas em Folclore e Educação Musical. Dentre sua produção científica destacam-se publicações individuais e com parcerias. É autora dos livros Folclore e Música Folclórica: o que os alunos vivenciam e pensam, A Inserção da Música em Projetos Político Pedagógicos da Educação Básica, A Música na Região de Montenegro, Cantigas de Ninar, Terço Cantado: uma religiosidade popular na Região de Montenegro, Resgatando os Contos e as Lendas da Nossa Terra, além de artigos em periódicos científicos de Música, Educação, Educação Musical, Educação e Cultura Popular. No campo artístico atuou como violinista, na Orquestra do Centro Cultural 25 de Julho, e foi regente do Coral do Colégio Sévigné, ambos em Porto Alegre. Em Montenegro foi regente do Grupo de Canto Gregoriano Vox Noctis e do Coral da Fundarte. Na cidade de Gravataí foi regente dos Coros Infantil e Adulto. É verbete no Dicionário de Mulheres, da autoria de Hilda Agnes Hubner Flores.

Referências

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Publicado

2021-11-25

Como Citar

Purin, M. C., & Wolffenbüttel, C. R. (2021). EDUCAÇÃO MUSICAL: CONSTRUÇÃO DE POLÍTICA PÚBLICA PARA A INSERÇÃO DA MÚSICA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CIDREIRA/RS. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), 27(27), 959. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/959

Edição

Seção

27º Seminário Nacional de Arte e Educação - PESQUISA EM ANDAMENTO

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