O ensino da música através da criação e sonorização de uma história para a produção de um vídeo educativo

Autores

  • Paulo Ricardo Ulrich Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS
  • Israel Silva de Oliveira Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS
  • Cristina Rolim Wolffenbüttel Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS

Palavras-chave:

Educação musical, tecnologia na sala de aula, estudos do cotidiano, grupo de pesquisa “Educação Musical, diferentes tempos e espaços”, PIBID/CAPES/Uergs-Música.

Resumo

Esta comunicação apresenta um trabalho interdisciplinar de extensão desenvolvido através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES/Uergs-Música) em interlocução com o Programa “Mais Educação”, de 2011 ao final de 2013. Os resultados deste trabalho originaram uma continuidade, através do PIBID/CAPES/Uergs 2014. Ocorreu, inicialmente, em duas escolas públicas estaduais da cidade de Montenegro, Rio Grande do Sul. Este trabalho encontra-se, também, inserido nas pesquisas do Grupo de Pesquisa “Educação Musical: diferentes tempos e espaços” (CNPq/Uergs). Aborda a utilização da mídia no ensino da música como prática pedagógica, bem como possibilidade de trabalho crítico com estudantes. Originou-se do seguinte questionamento: A produção de um videoclipe é uma ferramenta viável para potencializar os processos de ensino e aprendizagem de musical? Foram utilizados como referenciais teóricos os estudos sobre o cotidiano e a educação musical transversalizadas ao uso da tecnologia. A metodologia utilizada considerou a apreciação de videoclipes, a escolha da música e dos estudantes e convidados, a construção de roteiros, gravações, edições e finalização. Além disso, foi sendo construída à medida que o projeto se realizava, a partir do “feedback” dos alunos. A relevância desse trabalho consiste em enfatizar o uso de recursos tecnológicos para potencializar a aprendizagem musical.

Downloads

Como Citar

Ulrich, P. R., Oliveira, I. S. de, & Wolffenbüttel, C. R. (2014). O ensino da música através da criação e sonorização de uma história para a produção de um vídeo educativo. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), (24), P. 509–513. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/238

Edição

Seção

Eixo Temático 7 - Tecnologias e novos conhecimentos (Pesquisa em Andamento)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 > >>