CRIANDO DRAMATURGIAS SENSORIAIS A PARTIR DE PROCESSOS MULTIDISCIPLINARES NA ESCOLA

Autores

  • Marlise Do Rosário Machado Escola SESI de Ensino Médio Heitor José Müller
  • Otoniel Felipe Da Silva Escola SESI de Ensino Médio Heitor José Müller
  • Mariela Teixeira Bier Escola SESI de Ensino Médio Heitor José Müller

Palavras-chave:

Dramaturgia; Instalação; Multidisciplinaridade.

Resumo

O presente trabalho refere-se a projeto multidisciplinar concebido pelas áreas de Linguagens, Matemática e Robótica da Escola Sesi de Ensino Médio Heitor José Müller. O mesmo visa criar junto de alunas e alunos, instalações artísticas, fazendo uso de sensores de movimento e toque, para disparar cores, sons e texturas diferentes – que levando em consideração as singularidades do lugar, produza lugares outros, ao estabelecer dinâmicas variadas de ocupação de espaços já conhecidos. O percurso desta experiência sensorial será marcado por uma pergunta inicial ou estímulo escrito, sendo que ao fim deste, uma folha com outra pergunta ou convite, estimulará a partilha das percepções das/os participantes desta experimentação, desenvolvendo desta forma a criação compartilhada de narrativas, que aqui convencionamos chamar de dramaturgias sensoriais.

Biografia do Autor

Marlise Do Rosário Machado, Escola SESI de Ensino Médio Heitor José Müller

Artista multidisciplinar e educadora. Graduada em Teatro: Licenciatura e Mestra em Educação pela UERGS, investiga práticas performativas ligadas ao rito, memória e à perspectivas poético-políticas do cotidiano. Temáticas que, interseccionadas por questões de gênero movem e sustentam seus projetos "Cuidado Mulheres Trabalhando" e "Contágios poéticos para corpos docentes em tempos de pandemia".

Otoniel Felipe Da Silva, Escola SESI de Ensino Médio Heitor José Müller

Licenciado em Matemática pela PUCRS e Mestrando em Formação docente para STEAM pela UERGS. Como professor de Matemática, busca aliar a sua pratica a utilização de tecnologias digitais, arte e robótica, para construção de projetos interdisciplinares. É técnico de robótica da equipe MonT da escola SESI de Ensino Médio Heitor José Muller na disputa de campeonatos aliando a adrenalina do esporte aos desafios da ciência.

Mariela Teixeira Bier, Escola SESI de Ensino Médio Heitor José Müller

Educadora especial (UFSM), professora de língua espanhola (UFPel) e especialista em tecnologias na educação (FURG). Incentivadora da leitura de mundo e de livros. Pesquisadora da práxis ação-reflexão-ação. Apaixonada por Libras.

Referências

ROSSETO, Robson; PLUSCHKAT, Patrícia. A percepção sensorial do espectador na teatralidade contemporânea: diálogos com Bakhtin. Bakhtiniana, São Paulo, 14 (3): 57-73, julho/set. 2019.

FABIÃO, Eleonora. Performance e teatro: poéticas e políticas da cena contemporânea. Sala Preta, 8. 235-246, 2008.

Downloads

Publicado

2023-09-29

Como Citar

Do Rosário Machado, M., Da Silva, O. F., & Teixeira Bier, M. . (2023). CRIANDO DRAMATURGIAS SENSORIAIS A PARTIR DE PROCESSOS MULTIDISCIPLINARES NA ESCOLA . 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), 28(28), 1–7. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/1306

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.