CRIANDO DRAMATURGIAS SENSORIAIS A PARTIR DE PROCESSOS MULTIDISCIPLINARES NA ESCOLA
Palavras-chave:
Dramaturgia; Instalação; Multidisciplinaridade.Resumo
O presente trabalho refere-se a projeto multidisciplinar concebido pelas áreas de Linguagens, Matemática e Robótica da Escola Sesi de Ensino Médio Heitor José Müller. O mesmo visa criar junto de alunas e alunos, instalações artísticas, fazendo uso de sensores de movimento e toque, para disparar cores, sons e texturas diferentes – que levando em consideração as singularidades do lugar, produza lugares outros, ao estabelecer dinâmicas variadas de ocupação de espaços já conhecidos. O percurso desta experiência sensorial será marcado por uma pergunta inicial ou estímulo escrito, sendo que ao fim deste, uma folha com outra pergunta ou convite, estimulará a partilha das percepções das/os participantes desta experimentação, desenvolvendo desta forma a criação compartilhada de narrativas, que aqui convencionamos chamar de dramaturgias sensoriais.
Referências
ROSSETO, Robson; PLUSCHKAT, Patrícia. A percepção sensorial do espectador na teatralidade contemporânea: diálogos com Bakhtin. Bakhtiniana, São Paulo, 14 (3): 57-73, julho/set. 2019.
FABIÃO, Eleonora. Performance e teatro: poéticas e políticas da cena contemporânea. Sala Preta, 8. 235-246, 2008.