EDUCAÇÃO MUSICAL: CONSTRUÇÃO DE POLÍTICA PÚBLICA PARA A INSERÇÃO DA MÚSICA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CIDREIRA/RS
Palavras-chave:
Palavras-chave, Música na escola, Legislação, Abordagem do Ciclo de Políticas.Resumo
Resumo: O artigo apresenta aspectos da dissertação em andamento que tem como objetivo investigar o ensino de música em escolas da Rede Municipal de Ensino de Cidreira/RS. O lócus deste estudo teve como referência a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Cidreira/RS. A metodologia pressupõe a utilização da abordagem qualitativa (TRIVIÑOS, 1987; OLIVEIRA, 1997; LAVILLE; DIONE, 1999), através do método da pesquisa documental (GIL, 2002, 2008; CELLARD, 2008), tendo como base documentos da rede municipal investigada. A técnica para a coleta dos dados será obtida através de coleta de documentos (LÜDKE; ANDRÉ, 2013). A análise dos dados será feita com base na análise de conteúdo (BARDIN, 2006). Este estudo tem como referencial teórico conceitos de Kraemer (2000), Bastian (2000), Swanwick (2003), Veiga (1998, 2003), Monfredini (2002), Gandin (2006), Wolffenbüttel (2009), Revel (1998) e Brandão (2008). No âmbito das políticas públicas educacionais, são utilizados conceitos de Mainardes (2006), Bowe, Ball e Gold (1992) e Ball (1994).
Referências
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