Entre teorias e práticas curriculares: perspectivas para o ensino de danças na escola
Palavras-chave:
Teorias do currículo, formação docente, danças.Resumo
O presente trabalho discute algumas concepções de currículo abordando aspectos das teorias tradicionais, críticas e pós-críticas, sobre as quais abordamos algumas possibilidades de ação, bem como suas limitações ao trabalharmos com o conteúdo de dança na escola. Nosso objetivo geral é introduzir, discussões sobre as teorias do currículo e possíveis relações com a utilização das abordagens com a prática de dança, em específico, manifestações da dança afro religiosa e contemporânea. O campo teórico é dos estudos culturais, em suas vertentes pós-estruturalistas. A análise cultural consistiu em mostrarmos que no mundo os artefatos, muitas vezes são naturalizados, sua origem social é esquecida e a tarefa da análise consiste em desconstruir processos de naturalização e mostrar as origens dessa invenção. A metodologia utilizada para nove aulas (três para cada abordagem) foi o método expositivo com estímulos para debate, ao final de cada prática. Utilizamos como ferramenta para produção de dados o diário de campo, que para além um exercício da escrita, possibilita pensa-lo como artifício na construção de subjetividades docente. No que tange a avaliação, a memória da aula foi nossa ferramenta, pois, além de retomar o conteúdo visto nos encontros, permitiu avaliar os processos metodológicos.