A FUNDARTE E SUAS AÇÕES NO CAMPO DA MÚSICA: UMA PESQUISA COM MATÉRIAS DE JORNAL
Palavras-chave:
Educação Musical, FUNDARTE, Pesquisa DocumentalResumo
A presente pesquisa objetivou investigar o impacto causado pela Fundação Municipal de Artes de Montenegro (FUNDARTE) no desenvolvimento da educação musical e cultural no Vale do Caí/RS. A instituição vem, há muitos anos, sendo referência no ensino de música na região e no estado. Em uma abordagem qualitativa, utilizou-se a pesquisa documental como método, sendo coletadas reportagens em um jornal local, este, referência em comunicação da região, datadas de 2017 a 2020. O referencial teórico teve como base estudos de Kraemer (2000), considerando-se a Educação Musical em suas relações em diversos tempos, espaços e disciplinas. Como resultados, constatou-se que a FUNDARTE tem um papel importante na difusão e desenvolvimento da Arte e da cultura, oportunizando o ensino e a pesquisa em Artes na Região do Vale do Caí/RS, bem como nas localidades do entorno. Como desdobramentos, almeja-se que esta pesquisa possa fomentar outras investigações, não só no que diz respeito à FUNDARTE, mas, também, a outras instituições da mesma natureza, que contribuem para a cultura e fortaleçam, ainda mais, a área da Educação Musical.Referências
CALLIYERIS, Vasiliki et al. Pesquisa via Internet como técnica de coleta de dados: um balanço da literatura e os principais desafios para sua utilização. Revista Brasileira de Marketing. Vol. 14, nº 4, p. 479-491, Out/Dez, 2015.
CLÍMACO, Magda de Miranda. Escola brasileira de choro Raphael Rabello e clube do choro: interação eficaz nos processos de significação e ensino do choro em Brasília. Revista Música Hodie, Goiânia, V.15 - n.2, 2015, p. 137-150.
FAÇANHA, Tainá Maria Magalhães; VIEIRA, Lia Braga. Memórias de um estabelecimento de ensino musical. Revista da ABEM, v. 25, n. 38, p. 105-122, jan/jun 2017.
FERREIRA FILHO, João Valter. Práticas e usos musicais no Piauí: apontamentos históricos. XXV Congresso da Anppom - Vitória/ES, Brasil, jun. 2015. Disponível em: <https://www.anppom.com.br/congressos/index.php/25anppom/Vitoria2015/paper/view/3558/1091>. Data de acesso: 11 Fev. 2021.
FUNDARTE. FUNDARTE, c2019. Música. Disponível em: <http://www.fundarte.rs.gov.br/escola-de-artes/musica/>. Acesso em: 16 de junho de 2021.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 1989.
KRAEMER, Rudolf-Dieter. Dimensões e funções do conhecimento pedagógico-musical. Em Pauta, Porto Alegre, v. 11, n. 16/17, abr./nov., p. 50-73, 2000.
MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999.
OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis: Vozes, 2007.
WOLFFENBÜTTEL, Cristina Rolim. A música na região de Montenegro. Porto Alegre: Mercado Aberto/FUNDARTE, 1996.