Uma pesquisa sobre a presença da música nas Escolas Públicas Municipais da Região do COREDE do Vale do Caí, RS

Autores

  • Daniele Isabel Ertel Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Cristina Rolim Wolffenbüttel Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Educação Musical. Políticas Educacionais. Grupo de Pesquisa “Educação Musical, diferentes tempos e espaços”. COREDE do Vale do Caí.

Resumo

Este trabalho apresenta a pesquisa que investigou a música nas escolas públicas municipais da Região do COREDE do Vale do Caí, no Rio Grande do Sul. Dentre as questões de pesquisa que nortearam esta investigação, encontram-se: Quais secretarias municipais de educação da Região do COREDE do Vale do Caí têm realizado ações/atividades/movimentos de inserção da música nas escolas de sua rede de ensino? Quantas e quais escolas públicas municipais das cidades pertencentes ao Vale do Caí possuem atividades musicais sendo ofertadas em seus tempos e espaços? Quais são as ações de inserção da música nas escolas públicas municipais da região? Quantas secretarias municipais de educação do Vale do Caí promovem concursos públicos para professores com habilitação em música? Quantos professores de música as secretarias municipais de educação do Vale do Caí têm em seus quadros de concursados? Quem são os profissionais que desenvolvem atividades musicais em escolas públicas municipais do Vale do Caí? A metodologia desta pesquisa fundamentou-se no uso da abordagem quantitativa, no método survey interseccional de grande porte e na aplicação de questionários auto administrados como técnica para a coleta dos dados. Os dados coletados foram analisados a partir do uso da análise de conteúdo, o que possibilitou conhecer as práticas e inserções do ensino de música nos 19 municípios do Vale do Caí e os profissionais que atuam com educação musical em seus tempos e espaços.

Downloads

Como Citar

Ertel, D. I., & Wolffenbüttel, C. R. (2014). Uma pesquisa sobre a presença da música nas Escolas Públicas Municipais da Região do COREDE do Vale do Caí, RS. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), (24), P. 192–199. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/185

Edição

Seção

Eixo Temático 2 - O lugar da arte na escola: dificuldades e conquistas (Pesquisa Concluída)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 > >>