RODACADE: VIRTUALIDADE, ARTE E INCLUSÃO
Palavras-chave:
Dança, deficiência, pandemiaResumo
O presente estudo versa sobre a temática da inclusão, tecnologia e dança, em relação ao projeto de Extensão Universitária intitulado “Roda de Conversas e Ações Artísticas e Culturais em Artes e Deficiências (RODACADE)”. Tem o objetivo de descrever e analisar os processos de implementação online e experimentação artística nos encontros do projeto. As seguintes questões foram selecionadas para nortear a pesquisa: de que modo o projeto RODACADE foi adaptado para promover acessibilidade tecnológica aos participantes? Como a bolsista se insere no grupo em andamento? Como desenvolver experiências artísticas com diversos corpos (pessoas com e sem deficiência, com e sem experiência em dança) através da tela com segurança? A metodologia é inspirada no trabalho de campo, que envolve observações, descrições do processo em diário, registro dos materiais (por fotos e vídeos) e conversas virtuais. O estudo é desenvolvido em sete meses, com encontros semanais, contando com cerca de quinze sujeitos participantes. São apresentadas as ações iniciais para a viabilização do projeto, as escolhas pedagógicas e experiências artísticas desenvolvidas ao longo dos encontros. Os principais resultados apontam que a questão da diversidade dos corpos não foi um obstáculo, mas um impulso criativo nos trabalhos de experimentação coreográfica. O procedimento de condução compartilhado desenvolveu autonomia nos participantes e foi fundamental para a aproximação do grupo mesmo a longa distância.Referências
CURY, Carlos Roberto Jamil; FERREIRA, Luiz Antonio Miguel; FERREIRA, Luiz Gustavo Fabris; REZENDE, Ana Mayra Samuel da Silva. O Aluno com Deficiência e a Pandemia. São Paulo, 2020
KIJNER, Rafaela. Ações Culturais, Conexões Digitais e Reflexões Inclusivas: Salão de Ensino UFRGS 2021. Youtube. Disponível em: https://youtu.be/SFP-uz18Uds. Acesso em 16 ago. 2021.
KIJNER, Rafaela. Extensores: RODACADE. Youtube. Disponível em: https://youtu.be/pxp_FhJPZzc. Acesso em 16 ago. 2021.
KIJNER, Rafaela. Roda de Conversas e Ações Artísticas e Culturais em Artes e Deficiências. Youtube. Disponível em: https://youtu.be/A4JOfRCZxsY. Acesso em 16 ago. 2021.
LANA, Raquel Martins et al. Emergência do novo coronavírus (SARS-CoV-2) e o papel de uma vigilância nacional em saúde oportuna e efetiva. Cadernos de Saúde Pública, v. 36, p. 1-5, 2020.
MADEIRA, Raquel Raso Rodrigues Pinto. Dança e Internet-conectividade e participação na criação coreográfica. 2019. Tese de Doutorado.
SOUZA, Virginia Lais. Deficiências: Pensando Espaços entre Dança e Terapia. R. FACED, n.16. Salvador, 2009.