Narrativas sobre a mulher negra e sua permanência na Dança
Palavras-chave:
Palavras Chave, Mulher Negra, Narrativas Contemporâneas, Descolonização.Resumo
Resumo:A presente Pesquisa com Trabalho Prático Comentado procura revisitar e expor, através de um trecho da peça Id.Percursos de minha autoria. Sobre questões que incidem sobre o corpo e a figura da mulher negra que utiliza do corpo como ferramenta de diálogo e produção de conhecimento através do gesto dançado. A pesquisa tem a intenção de promover problematizações acerca da corporalidade da mulher negra contemporânea, através de signos, gestos dançados, sons ressoados pela voz em transversalidades sobre gênero, raça e classe. Espera se reler um corpo preto descolonizado para fins em resposta sobre a decolonização do corpo preto e feminino.
Referências
MARTINS, Leda Maria. Performances da oralitura: corpo, lugar da memória. Programa de Pós Graduação em Letras – PPGL/UFSM. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – Língua e Literatura: Limites e Fronteiras, letras n°26, 2003.
ROACH, Joseph, PARKER, Andrew, SEDGWICK, Eve. Culture and performance in the circum – Atlantic world; Performativity and performance. New York and London, Routledge, 1995.
SABINO, Jorge e RAUL, Lody. Danças de Matriz Africana: antropologia do movimento. Rio de Janeiro, Pallas, 2011.
SANTOS, Inaicyra Falcão dos. Corpo e Ancestralidade: uma proposta de dança-arte –educação. 2° Edição. São Paulo: Terceira Margem, 2006.