Arte-Diálogo-Discurso: uma análise dos discursos em Arte da Bakhtiniana para a Educação

Autores

  • Bruno Felix da Costa Almeida UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL
  • Veronice Camargo da Silva UERGS
  • Ana Maria Bueno Accorsi
  • Cristina Rolim Wolffenbüttel

Palavras-chave:

Palavras-chave, Educação, Bakhtiniana, Arte-diálogo-discurso.

Resumo

Resumo: O escopo do texto apresenta os resultados da investigação que objetivou analisar os artigos científicos publicados em Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso, entre os anos de 2009 a 2018, vinculados à temática Arte-Diálogo-Discurso. Para seu desenvolvimento metodológico optou-se pela Abordagem Qualitativa (BAUER; GASKELL; ALLUM, 2015) e a Análise do Discurso Aplicada (GILL, 2015), como método. Para a coleta dos dados foram utilizados os mecanismos de busca via Internet propostos por Koch (1996) e a Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2011), para a análise dos dados coletados. O referencial teórico-analítico foi composto por pressupostos da Filosofia da Educação (MORIN, 2011). Entende-se que a Linguística, a Arte e a Educação possibilitam a construção do todo – Arte-Diálogo-Discurso – a partir das vivências junto às partes, de modo que o saber sobre as diversas áreas do conhecimento possa vir se integrar e ser gerador da compreensão reflexiva, integral e global.

Biografia do Autor

Bruno Felix da Costa Almeida, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL

Especialista em Educação Musical pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (2016) e em Ensino de Arte pela Universidade Cidade de São Paulo (2015); Bacharel em Música – Habilitação em Piano, pelo Núcleo de Música da Universidade Cruzeiro do Sul (2010), onde estudou com bolsa de estudos por mérito acadêmico; Formado em Piano pela Escola Municipal de Música – Departamento do Theatro Municipal de São Paulo (2012) e em Teclado pelo Conservatório Musical In’Concert (2002); Atualmente é acadêmico dos cursos de Mestrado Profissional em Educação e Graduação em Música: Licenciatura, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; além de desenvolver pesquisas na área de Educação, Educação Musical, Psicologia da Aprendizagem e Políticas Educacionais. É membro dos grupos de pesquisa “Educação Musical: diferentes tempos e espaços” (CNPq/UERGS) e "Formação de Professores da Educação Básica: Linguagens e Artes em Contextos Educacionais" (CNPq/UERGS); Tem experiência na área de artes com ênfase em música/ensino/educação e interpretação.

Referências

AMARAL, Trícia Tamara Boeira do; FISCHER, Adriana. Abordagem da imagem em um livro didático voltado para a alfabetização: perspectivas de letramento visual. Bakhtiniana, São Paulo, n. 2, v. 8, Jul./Dez. 2013.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BAUER, Martin W.; GASKELL, George; ALLUM, Nicholas C. Qualidade, quantidade e interesses do conhecimento: evitando confusões. In: BAUER, Martin W.; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto: imagem e som: um manual prático. 13ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

BRAIT, Beth. Olhar e ler: verbo-visualidade em perspectiva dialógica. Bakhtiniana, São Paulo, v.2, n. 8, Jul./Dez. 2013.

CAMPOS, Maria Inês Batista. A construção do trabalho nas telas de Almeida Junior. Bakhtiniana, São Paulo, v. 1, n. 1, 1º sem. 2009.

COLIMA, Leslie; CABEZAS, Diego. Análise do rap social como discurso político de resistência. Bakhtiniana, São Paulo, v. 2, n. 12, Maio/Ago. 2017.

GILL, Rosalind. Análise de discurso. In: BAUER, Martin W.; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto: imagem e som: um manual prático. 13ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

GONÇALVES, Jean Carlos. Protocolos teatrais verbo-visuais: produção de sentidos para a prática teatral universitária. Bakhtiniana, São Paulo, n. 2, v. 8, Jul./Dez. 2013

HUTCHEON, Linda. A crítica como réplica bakhtiniana: Edward W. Said como crítico musical. Bakhtiniana, São Paulo, v. 1, n. 11, Jan./Abril. 2016.

KOCH, Traugott (Apr 1996). "Internet search services". (Translation of a paper given at: "Further on the way to the virtual library! Libraries are using the Internet". Erste INETBIB-Tagung in der UB Dortmund, March 11, 1996.

LUZ, Leandro Moreira da; FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra; FERNANDES, Mônica Luiza Sócio. A polêmica do samba entre Noel Rosa e Wilson Batista: a intertextualidade e os meandros da composição. Bakhtiniana, São Paulo, n. 2, v. 10, Maio/Ago. 2015.

MAZZOLA, Renan Belmonte; GREGOLIN, Maria do Rosário Valencise. A análise do discurso diante de estranhos espelhos: visualidade e (inter)discursividade na pintura. Bakhtiniana, São Paulo, n. 2, v. 8, Jul./Dez. 2013.

MORIN, Edgar. Os setes saberes necessários à educação do futuro. 2ª ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2011.

MOTTA, Ana Raquel. O papel da música nas atividades de trabalho. Bakhtiniana, São Paulo, v. 2, n. 10, Maio/Ago. 2015.

OTRANTO, Maria Inês. Lendo a odontologia a partir de textos visuais. Bakhtiniana, São Paulo, v. 1, n.5, 1º semestre 2011.

SANTOS. Denísia Moraes dos. Olhando Rembrandt a partir de Bakhtin e Simmel. Bakhtiniana, São Paulo, v. 1, n. 1, 1º sem. 2009.

WALL, Anthony. A bisbilhotice na pintura. Bakhtiniana, São Paulo, v. 1, n.11, Jan./Abril. 2016.

Downloads

Publicado

2018-11-30

Como Citar

Almeida, B. F. da C., da Silva, V. C., Accorsi, A. M. B., & Wolffenbüttel, C. R. (2018). Arte-Diálogo-Discurso: uma análise dos discursos em Arte da Bakhtiniana para a Educação. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), 26(26), p.268–278. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/542

Edição

Seção

Pesquisa Concluída, Cultura Popular

Artigos Semelhantes

<< < 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 > >>