A inserção da música em Escolas Públicas Municipais das Regiões Funcionais dos COREDES, RS

Autores

  • Cristina Rolim Wolffenbüttel Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS
  • Jusamara Vieira Souza Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Palavras-chave:

Educação musical escolar, políticas públicas educacionais, lei nº 11.769/2008, grupo de pesquisa “Educação Musical, diferentes tempos e espaços”.

Resumo

Esta comunicação apresenta a pesquisa em andamento sobre a inserção da música nas escolas públicas municipais do Rio Grande do Sul, a partir da organização do estado em nove Regiões Funcionais de Planejamento dos COREDES (RFPCs). Partiu de questionamentos originados da pouca existência de professores de música atuando nas referidas escolas, focando principalmente: Quantas RFPCs têm realizado ações/atividades/movimentos de inserção da música nas escolas de suas redes de ensino? Quantas e quais RFPCs ofertam atividades musicais nos tempos e espaços escolares? Quais ações de inserção da música ocorrem nas escolas públicas das RFPCs? Quem são os profissionais que desenvolvem atividades musicais em escolas públicas das RFPCs? Quantas e quais RFPCs promovem concursos públicos para professores com habilitação em música? Quantas e quais RFPCs possuem professores com habilitação em música em seus quadros de concursados? Como metodologia fundamenta-se na abordagem quantitativa, no survey interseccional de grande porte como metodologia e na aplicação de questionários como técnica para a coleta dos dados. Entende-se que os resultados desta pesquisa possam contribuir com a elaboração de políticas públicas para a efetiva inserção da música nos espaços escolares.

Downloads

Como Citar

Wolffenbüttel, C. R., & Souza, J. V. (2014). A inserção da música em Escolas Públicas Municipais das Regiões Funcionais dos COREDES, RS. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), (24), P. 203–212. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/187

Edição

Seção

Eixo Temático 2 - O lugar da arte na escola: dificuldades e conquistas (Pesquisa em Andamento)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 > >>