Musicalizando coletivamente a educação infantil a partir da literatura

Autores

  • Andréia Fernanda da Silva Mendes
  • Cristina Rolim Wolffenbüttel

Palavras-chave:

Educação musical, educação infantil, literatura infantil.

Resumo

Esta pesquisa, em andamento, está sendo realizada em uma turma e Educação Infantil no município de Capela de Santana que apresentam algumas dificuldades relacionadas à diversidade existente em sala de aula. Tem como princípio investigativo as seguintes questões: De que maneira a Educação Musical pode auxiliar no desenvolvimento da coletividade e cooperação?  Como relacionar/elaborar atividades músico-pedagógicas em diálogo com a literatura (histórias), que desenvolvam a coletividade e o respeito à diversidade?  Qual a influência destas atividades no desenvolvimento das relações interpessoais dos alunos? Propõe-se a refletir sobre a elaboração e aplicação de atividades músico-pedagógicas em diálogo com a Literatura Infantil/histórias que possibilitem desenvolver nos alunos atitudes de cooperação e respeito à diversidade cultural dentro do contexto escolar em que se encontram; e trazendo, também, uma reflexão sobre o papel do professor como articulador e provocador nesse processo de construção e reflexão do aluno sobre suas atitudes e comportamento perante a diversidade.

Downloads

Publicado

2016-10-06

Como Citar

Mendes, A. F. da S., & Wolffenbüttel, C. R. (2016). Musicalizando coletivamente a educação infantil a partir da literatura. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), (25), P. 362 – 369. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/404

Edição

Seção

Mesa Temática 9 - 6º Seminário de Arte e Educação na UERGS (Pesquisa em Andamento)

Artigos Semelhantes

<< < 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 > >>