Educação Musical e Literatura: uma pesquisa-ação sobre a utilização dos elementos musicais na contação de histórias

Autores

  • Lúcia Jacinta da Silva Backes
  • Cristina Rolim Wolffenbüttel

Palavras-chave:

Educação Musical, elementos da linguagem musical, contação de histórias.

Resumo

Pesquisa em andamento que discute ensino e aprendizagem de elementos da linguagem musical por meio de histórias infantis, em que figuras de notas e de pausas se tornam personagens vivenciados pelas crianças. Envolve confecção de materiais e a prática/vivência da narrativa numa dramatização para aprender teoria musical. A partir disso, levanta-se o seguinte questionamento: Como se pode oportunizar o conhecimento dos elementos da linguagem musical para crianças numa experiência de contação e vivência de uma história infantil em que elas possam ser/vivenciar elementos constituintes da música?  Como abordagem metodológica, a investigação toma por base a pesquisa-ação, por esta permitir a proposição e a realização de uma discussão teórica e prática em que ambas requerem a observação e análise de todo o processo a ser construído e vivenciado. O embasamento teórico inicial da pesquisa parte da proposta de educação musical de Émile Jaques-Dalcroze, a partir de estudos, análises e conceitos apontados por Silvana Mariani (2012). Tendo em vista o acesso ao conhecimento teórico-musical e este ser possível de ser ensinado e apreendido de diversas formas, esta investigação busca contribuir como uma metodologia que leve ao conhecimento de crianças, elementos constituintes da música em convergência com a literatura, para disseminar um saber artístico, cultural e social, a partir daquilo que lhes é conhecido: a história infantil. Nessa perspectiva, a pesquisa possibilita, ainda, outros desdobramentos de estudo quanto ao viés da inclusão ao direito de conhecer, criar e adquirir autonomia em relação à informação no que tange à intersecção de áreas do conhecimento.

Downloads

Publicado

2016-10-06

Como Citar

Silva Backes, L. J. da, & Wolffenbüttel, C. R. (2016). Educação Musical e Literatura: uma pesquisa-ação sobre a utilização dos elementos musicais na contação de histórias. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), (25), P. 314 – 321. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/398

Edição

Seção

Mesa Temática 9 - 6º Seminário de Arte e Educação na UERGS (Pesquisa em Andamento)

Artigos Semelhantes

<< < 24 25 26 27 28 29 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 > >>