OS PADRÕES DE BELEZA: EXPERIÊNCIAS DA PRODUÇÃO DE DADOS DE UMA TESE DE DOUTORADO
Palavras-chave:
Imagens de referência, Temas Geradores, Padrões de Beleza.Resumo
Resumo: O presente relato de experiência se trata de uma reflexão sobre a produção de dados para uma Tese de Doutorado em desenvolvimento no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas - PPGE/UFPel. A produção dos dados é feita em uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental Final, de uma escola da rede pública do município de Montenegro/RS, junto com a professora de Artes Visuais. Desse modo, este trabalho tem como objetivo apresentar de maneira sucinta como está sendo construído o processo e as escolhas conjuntas entre o pesquisador e a professora colaboradora no contexto da pesquisa, a partir do tema gerador “os padrões de beleza”. A partir desse tema, descrevemos brevemente as proposições pedagógicas realizadas em sala de aula em conjunto com os/as estudantes.
Referências
Referências
BRUM, Lucas Pacheco. Imagens de referência: uma trama entre cultura visual e a educação da cultura visual. Dissertação (Mestrado em Educação em Artes Visuais) – Universidade de Brasília – UnB. Brasília, 2017. Disponível em: < https://repositorio.unb.br/handle/10482/24513 >. Acesso em 20 de dezembro de 2020.
BRUM, Lucas Pacheco. Imagens de Referência e sua potência pedagógica no ensino de Artes Visuais. Visualidades, Goiânia, v. 18, nº 1, p. 01 - 19, abr./jun. 2020a. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/VISUAL/article/view/53629>. Acesso em 15 de janeiro de 2021.
DENZIN, Norman K.; LINCOLN, Yvonna S. Introdução: a disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. In: DENZIN, Norman K.; LINCOLN, Yvonna S. (Orgs.). O planejamento da pesquisa qualitativa: teoria e abordagem. 2 Ed. Porto Alegre: Artmed, 2006. p. 15 - 41.
KAPLAN, B., DUCHON, D. Combining qualitative and quantitative methods in information systems research: a case study. MIS Quaterly. v .12, nº. 4, December, p. 571 - 586, 1988.
THIOLLENT, MICHEL. Metodologia da pesquisa-ação. 18ª Ed. São Paulo: Cortez, 2011.
TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, nº. 3, p. 443 - 466, set./dez, 2005. Disponível em: < https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/27989/29770 >. Acesso em 01 de agosto de 2022.