DIÁLOGOS ENTRE PALEONTOLOGIA, PALEOARTE E LENDAS MILENARES BRASILEIRAS AOS OLHOS DO ALUNADO DE ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Dogomar González Baldi Prefeitura Municipal de Cachoeirinha/RS

Palavras-chave:

: Paleontologia; Paleoarte; Lendas brasileiras; Ensino fundamental.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo compartilhar a dar visibilidade à experiência do uso dos conceitos científicos básicos da Paleontologia o do uso e função da Paleoarte na análise e entendimento de duas lendas ancestrais brasileiras que se remontam a tempos pré-históricos. A atividade foi realizada em três escolas de ensino fundamental do Município de Cachoeirinha - RS, a partir das propostas educacionais de Edgard Morim e da pedagogia profana de Jorge Larrosa, e dos postulados defendidos pelos estudos avançados em Literatura Comparada de Mikhail Bakhtin e Henry H. H. Remak complementados com a ótica e vivência do próprio autor.

 

Biografia do Autor

Dogomar González Baldi, Prefeitura Municipal de Cachoeirinha/RS

Dogomar González Baldi, 64 anos, uruguaio, naturalizado brasileiro, 32 anos de docência, professor de Espanhol Língua e Literaturas, concursado da Prefeitura Municipal de Cachoerinha - RS; Especialista em Espanhol Língua e Literaturas Estudos Avançados pela FEEVALE-Novo Hamburgo; Mestre em Espanhol Língua e Literaturas pela UFRGS; e Doutor em Teoria da Literatura com ênfase em Literatura Comparada pela UFRGS. Tem artigos escritos em revistas virtuais e apresentação de trabalhos de divulgação em eventos locais, nacionais e internacionais (Uruguai, Espanha e Portugal) sobre educação, política e literatura/realismo mágico, fantástico e ficção científica. Prepara seu próprio material paradidático e conteúdos curriculares. Fala, lê e escreve em Inglês e realiza traduções acadêmicas Português-Espanhol. Pesquisa sobre o impacto do transhumanismo, sobre novos modelos educacionais humanizadores multidisciplinares para as escolas periféricas e sobre o evangelho como modelo ético filosófico orientador para as sociedades humanas.

 

Referências

ALVES NEVES, Walter; BEETHOVEN PILÓ, Luis. O povo da Luzia – em busca dos primeiros Americanos. 1ª ed. São Paulo: Editora Globo, 2008.

BEO KOROROTI, O antigo astronauta da Amazonia – Alienígenas do passado. Foto: Trajo Bo dos índios Kayapo. Disponível em: https://alienigenasdopassado.com.br/bep-kororoti-o-antigo-astronauta-da-amazonia/. Acesso em: 22.09.2023.

BEP KOROROTI, o guerreiro do espaço. Disponível em: https://www.sohistoria.com.br/lendasemitos/mapinguari/. Acesso em: 21.09.2023.

BITTENCOURT, GILDA Neves da Silva. A literatura comparada diante dos avanços tecnológicos. in: JOBIN, José Luís et.al. (Org.) Sentidos dos lugares. Rio de Janeiro: ABRALIC, 2005.

DA SILVA, Heron (Organizador). Século XXI: Qual conhecimento? Qual currículo? Rio de Janeiro: Editora Vozes, 1999.

FIORIN, José Luiz. Introdução ao pensamento de Bakhtin. São Paulo: Ática, 2006.

KERN, Arno. Arqueologia pré-histórica do Rio Grande do Sul. 2º ed. Porto Alegre: Editora Mercado Aberto, 1991.

LARROSA, Jorge. Pedagogia profana. Porto Alegre: Editora Alternativa, 2010.

MAPINGUARI, Lendas e Mitos. Disponível em: https://www.sohistoria.com.br/lendasemitos/mapinguari/. Acesso em: 22.09.2023.

MOLINA PEREZ, Ruben; LERRAMENDI, Asier. Dinosaurs facts and figures: the theropods and others dinosaurs. Editor Princeton, 2019.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessário à educação do futuro. 5ª ed. São Paulo: Editora Cortez, 2002.

PPP Projeto político pedagógico. Disponível em: https://educacional.com.br/artigos/projeto-politico-pedagogico-o-que-e-sua-importancia-e-como-fazer/. Acesso em: 24.09.2023.

Downloads

Publicado

2023-09-29

Como Citar

González Baldi, D. . (2023). DIÁLOGOS ENTRE PALEONTOLOGIA, PALEOARTE E LENDAS MILENARES BRASILEIRAS AOS OLHOS DO ALUNADO DE ENSINO FUNDAMENTAL. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), 28(28), 1–18. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/1315

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.