Entre malhas, sapatilhas e corpos esguios: outras leituras sobre as masculinidades do ballet clássico em Rio Grande/ RS

Autores

  • Rodrigo Lemos Soares
  • Andressa Soares De Ávila
  • Danielle Soares Jesus
  • Eliel Bandeira
  • Flaviana Custódio Silvino
  • Josiane Vian Domingues
  • Juliana Carvalho Cabral
  • Lucas Pedroso Xavier
  • Tamara Lemos Da Rosa

Palavras-chave:

Ballet clássico, masculinidades, manifestações culturais

Resumo

Com essa escrita temos o objetivo de analisar como os sujeitos produzem as suas masculinidades a partir do ballet clássico. Esse interesse surgiu, pois durante muito tempo essa dança foi uma manifestação cultural realizada quase que exclusivamente por homens e com o passar do tempo essa concepção mudou, tanto que o ballet passou a ser caracterizado como uma dança feminina, por todas as atribuições vinculadas a elas. Por conta disso muitos bailarinos carregam o estigma de homossexuais por praticarem ballet clássico e isso acaba fazendo com que, muitas vezes, tais sujeitos inibam-se ao praticar tal dança.

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Publicado

2016-10-06

Como Citar

Soares, R. L., Ávila, A. S. D., Jesus, D. S., Bandeira, E., Silvino, F. C., Domingues, J. V., … Rosa, T. L. D. (2016). Entre malhas, sapatilhas e corpos esguios: outras leituras sobre as masculinidades do ballet clássico em Rio Grande/ RS. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), (25), P. 152 – 159. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/373

Edição

Seção

Mesa Temática 4 - Relações entre o professor artista e o artista professor (Pesquisa Concluída)

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