A influência da dança no desenvolvimento da leitura e da escrita das crianças do 2º ano da E.M.E.F José Pedro Steigleder

Autores

  • Ana Júlia Vieira Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS
  • Laís Senhor Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS
  • Sílvia da Silva Lopes Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS

Palavras-chave:

Dança, aprendizagem, leitura e escrita.

Resumo

Esse projeto de pesquisa do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência pretende analisar o desenvolvimento da leitura e da escrita de alunos de duas turmas de 2º ano do ensino fundamental, onde uma delas terá atividades práticas em dança e a outra não. Esse estudo está sendo realizado na E.M.E.F José Pedro Steigleder, na cidade de Montenegro e tem como objetivo geral saber como as práticas de dança poderão auxiliar na aprendizagem da leitura e da escrita, no 2º ano do ensino fundamental. A metodologia utilizada nessa pesquisa é do tipo observacional descritiva, com abordagem qualitativa. Serão realizadas entrevistas, análise de documentos e práticas em dança. Será feita uma entrevista com cada professora titular das turmas envolvidas na pesquisa e, no início e no fim dos semestres serão analisados os documentos de registro do nível de leitura e escrita de cada aluno.  Essa pesquisa encontra-se em fase inicial e, como resultados preliminares percebe-se a possibilidade de explorar o direito que a criança tem de se movimentar e a perspectiva de fazer uso desse direito a fim de auxiliar no desenvolvimento da leitura e escrita dessas crianças. A conclusão dessa pesquisa se dará ao fim do ano letivo, pois é quando os alunos deverão estar alfabetizados.

Downloads

Como Citar

Vieira, A. J., Senhor, L., & Lopes, S. da S. (2014). A influência da dança no desenvolvimento da leitura e da escrita das crianças do 2º ano da E.M.E.F José Pedro Steigleder. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), (24), P. 200–202. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/186

Edição

Seção

Eixo Temático 2 - O lugar da arte na escola: dificuldades e conquistas (Pesquisa em Andamento)

Artigos Semelhantes

<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>